Quando desconfiar de um linfonodo?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

persistência dos linfonodos aumentados; caroço no pescoço; nódulo dolorido e avermelhado; sintomas associados.

A investigação dos linfonodos do pescoço é essencial quando os sintomas são persistentes. Um pequeno aumento de volume é natural quando ocorre algum quadro inflamatório ou infeccioso na garganta e ouvidos, por exemplo. Mas se esse sintoma persiste, deve ser investigado por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

A queixa mais frequentemente relacionada ao linfoma é o surgimento de algum caroço que corresponde ao aumento de tamanho de linfonodos. Além disso, a pessoa pode apresentar cansaço, perda de peso, febre e sudorese noturna.

Os linfonodos habituais (normais ou reacionais) tendem a ter a cortical hipoecogênica com hilo central hiperecogênico. A hipoecogenicidade difusa com reforço acústico posterior (imagem pseudocística) foi descrita como sendo característica de linfonodos linfomatosos, particularmente no linfoma não-Hodgkin.

Linfonodos aumentados há mais de 3 meses. Nesse caso é obrigatório investigar um desses linfonodos com biópsia”, esclarece. De acordo com a especialista, em alguns casos o aumento do linfonodo pode estar associado a um câncer.

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno. Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

As superficiais podem ser palpadas em indivíduos normais ou secundariamente a alguma patologia (1). Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes.

No pescoço, os linfonodos podem ser palpáveis muitas vezes, sendo que na maioria dos casos são absolutamente normais, principalmente abaixo da mandíbula e na parte de trás do pescoço. Eles são órgãos que fazem parte do nosso organismo, assim como pulmões, coração, fígado, etc.

Quando atinge um linfonodo, o tumor ocasiona o aumento dos gânglios e alguns podem até ser palpados. Mas, se há apenas algumas células cancerígenas em um linfonodo, fica impossível detectá-lo. Nesse caso, o médico confirma a metástase pela remoção de todo ou parte do linfonodo.

É um parâmetro bom para distinguir a natureza do linfonodo. Os linfonodos benignos tendem a ser fusiformes ou alongados, e os malignos tendem a ser arredondados.

Sintomas de linfoma
O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos aumentados (popularmente conhecidos como ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal que forma as chamadas ínguas.