O que não é característica da arte contemporânea?

Perguntado por: imodesto8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Resposta verificada por especialistas. A característica que não se aplica à arte contemporânea é uma arte tradicional e com padrões estéticos.

Resposta verificada por especialistas
São características da Arte Contemporânea, exceto a Alternativa D: Não existe interação do espectador com a obra.

Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Enquanto a arte moderna quebra as regras formais de expressão criativa, a arte contemporânea busca algo a mais. Ela traz uma interpretação da realidade e para além dela.

A principal característica da arte contemporânea é o conceitualismo, em detrimento do modelo artístico clássico de acordo com o qual a arte deveria ser uma imitação fiel da realidade objetiva.

Arte contemporânea e seus estilos de vanguarda

  • Pop Art. Surgida no fim da década de 1950, a pop art pode ser definida pelo retrato e interpretação de seus artistas em relação à cultura popular e de massa. ...
  • Fotorrealismo. ...
  • Arte Conceitual. ...
  • Arte minimalista. ...
  • Performance na arte. ...
  • Arte de rua.

RESUMO: A arte contemporânea é marcada pelo uso de materiais variados e pela quebra dos paradigmas, sobretudo pelos modelos tradicionais da pintura e escultura.

Enquanto a arte moderna quebra as regras formais de expressão criativa, a arte contemporânea busca algo a mais. Ela traz uma interpretação da realidade e para além dela.

A materialidade da arte hoje se multiplica constantemente. Instalações, desenhos, fotografias, vídeos, etc, relacionadas à "revolução algoritmica", dão ao acontecimento artístico uma ubicuidade particular. Podemos dizer que a arte contemporânea está onde um trabalho congrega precisão e risco, sentido e surpresa.

"Representações de temas religiosas (católicas)" NÃO é característica da Arte Moderna! Resposta correta: e) Representações de temas religiosas (católicas).

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Acerca da Arte Contemporânea, é correto afirmar: A Arte Contemporânea busca eliminar as fronteiras entre Arte e Ciência, e a maioria das obras de arte depende do artista para completá-las, iniciá-las ou dar-lhes conteúdo.

De forma simplificada, a arte moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de forma subjetiva. Enquanto a arte contemporânea possui a característica de que absolutamente tudo pode se tornar arte.

  • Yayoi Kusama
  • Jean-Michel Basquiat
  • Takashi Murakami
  • Jeff Koons
  • Anthony Abdel Karim
  • Keith Haring