Como é dividida a arte contemporânea?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Essas manifestações se desenvolvem em diversos campos, como a dança, moda, música, teatro, escultura, performances, instalações, videoart, web art, fotografia, pintura, literatura, happenings, objetos, arte têxtil, e outras expressões híbridas.

A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Vejamos então todos eles e como se apresentam.

Arte contemporânea e seus estilos de vanguarda

  • Pop Art. Surgida no fim da década de 1950, a pop art pode ser definida pelo retrato e interpretação de seus artistas em relação à cultura popular e de massa. ...
  • Fotorrealismo. ...
  • Arte Conceitual. ...
  • Arte minimalista. ...
  • Performance na arte. ...
  • Arte de rua.

Resumo sobre a Arte Contemporânea
Nesse panorama, a arte oferece experiências inovadoras pautadas principalmente nos processos artísticos, em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem. Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final.

Além de produzir impacto em diversas esferas da nossa sociedade. Assim, a importância da arte contemporânea alcança todas essas questões. Pode ser sobre a libertação desse artista, uma maneira de canalizar sua energia, além de trazer críticas aos nossos problemas enquanto sociedade.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são:

  • Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia.
  • Literárias: drama, poesia e prosa.
  • Performáticas: dança, música e teatro.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

Características da arte contemporânea
Uso de múltiplas materialidades, linguagens, tecnologias e mídias; Experimentação, efemeridade e hibridismo; Interação dos artistas e das obras com o espaço e os espectadores; Novos tipos de relação entre o espectador e a obra de arte.

Sua principal característica é justamente estar em constante evolução, sempre aplicando novas técnicas e ideias para desafiar os padrões tradicionais da arte. A arte contemporânea é marcada pela valorização para além da obra em si, mas também da percepção do artista no momento de criação.

As principais expressões artísticas do movimento de arte moderna foram o fauvismo, abstracionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, dadaísmo, concretismo.