O que motivou Zaqueu na busca de ver Jesus?

Perguntado por: emarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus.

A história de Zaqueu nos ensina sobre a importância do arrependimento e como ele é necessário para nossa transformação pessoal. Podemos aprender com ele que, através do arrependimento, podemos nos aproximar de Deus e encontrar a paz e a alegria em nossas vidas.

Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. A história de Zaqueu ainda hoje nos causa dificuldades para entender, porque nós ainda não nos convertemos totalmente a Cristo.

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos. As pessoas não gostavam dos coletores de impostos porque achavam que eles não eram honestos. O fariseu colocou-se à frente dos outros para orar e agradeceu a Deus por ser melhor do que as outras pessoas.

4), que é uma figueira-brava, ou seja, um tipo diferente pé de figos mais antigo, grande e robusto. A figueira brava pode alcançar até 15 metros de altura e sobreviver por mais um século. O propósito de Zaqueu ao subir na figueira era conseguir ver o Mestre Jesus (v. 3) e quem sabe ser visto por ele.

A figueira brava é uma árvore de porte médio a grande, podendo atingir alturas que variam de 3 a 10 metros. Suas folhas são caducas, ou seja, caem durante certas épocas do ano, e possuem formato de lobo, com bordas serrilhadas. Essas folhas têm uma coloração verde brilhante, conferindo à árvore um aspecto exuberante.

Paulo foi lançado por terra, ficou temporariamente cego e tornou-se perfeitamente livre. Uma queda famosa triunfa sobre um espírito rebelde.

Cidade de Jericó

Cidade de Jericó: a mais antiga do mundo!
A cidade mais antiga do mundo revela-se um destino surpreendente, onde é possível “mergulhar” nas histórias bíblicas e ver de pertinho lugares por onde diversos personagens já passaram, como Josué, Zaqueu e até Jesus.

“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45)