Quem são os Zaqueus nos dias de hoje?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Jesus cumpre a sua missão: “O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Todos nós somos Zaqueu. O caminho da fé nos coloca numa atitude de busca incessante. Não podemos parar, nosso andar deve ser iluminado constantemente para não errarmos o caminho que nos conduz ao Deus vivo.

Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus.

Zaqueu modificou totalmente sua vida, quando aceitou Jesus e seus ensinamentos, compartilhando seus bens, reparando e indenizando quatro vezes mais tudo que havia explorado.

Publicano

Publicano era o coletor de impostos nas províncias do Império Romano. Buckland afirma que havia duas espécies de publicanos: Os publicanos gerais, que eram responsáveis pela renda do império perante o imperador romano; Os publicanos delegados por estes em cada província.

Não é à toa que Zaqueu é um personagem tão cantado em músicas. Sua experiência com Jesus é também nossa experiência, pois Jesus continua nos buscando “pelo nome”, nos transformando de dentro para fora e nos usando para abençoar o próximo. Quando achamos que estamos buscando a Cristo, na verdade, é Ele quem nos busca.

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.

Na outra ponta da linha, Jesus amaldiçoou uma figueira que não deu fruto (Mt 21,18-22). Para Zaqueu, sabendo de sua fé, Jesus lhe disse: “desça dessa figueira, pois, hoje, a salvação vai entrar na sua vida, na sua casa, na sua morada, para sempre.” Milagre? Pode até ser, pois um corrupto se converter é muito difícil.

Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos. As pessoas não gostavam dos coletores de impostos porque achavam que eles não eram honestos. O fariseu colocou-se à frente dos outros para orar e agradeceu a Deus por ser melhor do que as outras pessoas.

Consequentemente Jesus declarou que Zaqueu era filho de Abraão. Obviamente o objetivo de Jesus não era dizer que o publicano Zaqueu era um descendente físico do grande patriarca Abraão. Mas ao dizer que ele também era um filho de Abraão, Jesus estava se referindo ao sentido espiritual.

A figueira brava é uma árvore de porte médio a grande, podendo atingir alturas que variam de 3 a 10 metros. Suas folhas são caducas, ou seja, caem durante certas épocas do ano, e possuem formato de lobo, com bordas serrilhadas. Essas folhas têm uma coloração verde brilhante, conferindo à árvore um aspecto exuberante.

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 37 da Era Cristã.

Cidade de Jericó

Cidade de Jericó: a mais antiga do mundo!
A cidade mais antiga do mundo revela-se um destino surpreendente, onde é possível “mergulhar” nas histórias bíblicas e ver de pertinho lugares por onde diversos personagens já passaram, como Josué, Zaqueu e até Jesus.