O que mata algas?

Perguntado por: naguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Também podemos aplicar algicidas, para acabar com as algas e garantir que não proliferem, esterilizadores UV (impedem a sua reprodução) ou aparelho de ozônio (esse sim mata todas as algas) e também acabam com os nutrientes que elas usam para sobreviver.

Controle de Algas Verdes por Filtração
O controle de Amônia e Nitrato (Nitrogênio) evita que as algas tenham alimento para se desenvolver. A filtração da água através de argilas com atração por nitrogênio o retira do sistema.

Algicida
A aplicação do algicida é feita quase no final do tratamento. Primeiro, são realizados os procedimentos para eliminar as algas e o esverdeamento, como a supercloração. Depois de 10 minutos da aplicação de cloro, é iniciado o tratamento com algicida de choque — em média, 6 ml para cada litro de água.

As principais causas para o surgimento destas algas passam pelo excesso de iluminação, excesso de nutrientes na água, ou sobredosagem de fertilizantes. Geralmente, as trocas de água não são eficazes, pois estas algas replicam-se muito rapidamente.

4 passos para eliminar algas no rejunte da piscina

  1. 1 – Isole a área da piscina.
  2. 2 – Escove as áreas afetadas.
  3. 3 – Reduza o pH da água.
  4. 4 – Faça uma supercloração.
  5. 5 – Ajuste os parâmetros químicos.

Sem nutrientes as algas ficam desnutridas e morrem indo para o fundo do local onde as bactérias benéficas as decompões em nutrientes bom para a flora e fauna locais ou são removidas mecanicamente.

O primeira passo para remover as algas é fazendo a limpeza física da água. Ou seja, faça a escovação das paredes e do fundo. Com uma peneira, retire sujeiras, folhagens, insetos e outros detritos que estejam na água. Aspire a piscina, lembrando também de limpar o cesto do skimmer.

O método ideal para decantação da água de sua piscina, deverá ser através do uso de produtos líquidos, pó ou gel, tais como: Barrilha e Sulfato de Alumínio (pó), Clarificante líquido ou gel.

A água parada favorece a multiplicação do limo. Ele pode acumular nas paredes da piscina e também na superfície da água.

Quando usar o Sulfato de Alumínio
Em outras palavras: sempre que houver excesso de sólidos em suspensão na água e o pH estiver alto, pode ser uma boa hora para usar o Sulfato de Alumínio.

As algas competem por nutrientes, água e luz com os vegetais. A solução nutritiva deve estar sempre protegida da luz, seja no reservatório, seja no sistema de circulação, para evitar o aquecimento e o desenvolvimento de algas que, além de absorverem nutrientes, podem contaminar a solução.

1) Calcule o volume de água do aquário; 2) Adicione 1 gota de labcon Anti Algas para cada 4 litros de água; 3) Se em 48 horas as algas não desaparecerem, aplique mais 1 gota de Labcon Anti Algas para cada 20 litros de água; 4) Para aplicações preventivas, adicione semanalmente uma gota para cada 8 litros de água.

O QUE CAUSA A PROLIFERAÇÃO DE ALGAS? para a água são, por exemplo, esgoto, vazamento de poluentes, águas pluviais, fertilizantes, dejetos de animais domésticos selvagens e atividades agrícolas.

Elas são trazidas pelo vento ou pelas chuvas e tendem a se acumular nas bordas, nas laterais e no fundo da piscina. Em geral, as algas se proliferam na piscina quando há condições favoráveis à sua sobrevivência, como a temperatura da água, a falta ou a insuficiência de cloro, pH excessivamente alto e outras condições.

Contaminação e doenças são riscos da piscina com água verde
As algas presentes na água da piscina podem ser extremamente prejudiciais para a saúde. Elas podem provocar doenças decorrentes dessa contaminação.

Como corrigir o pH da piscina?

  1. para reduzir: se o nível de pH for elevado é necessário usar um ácido para diminuí-lo. Pode ser o ácido clorídrico ou o bissulfato de sódio em pó;
  2. para aumentar: nesse caso, para elevar o pH baixo é essencial o uso de uma base, como o carbonato de sódio.