Quem ensinou o eunuco?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Conforme registrado no livro de Atos, Filipe, o evangelista, ensinou o evangelho a um homem etíope, o qual era eunuco e superintendente de todos os tesouros pertencentes à rainha da Etiópia.

Saulo persegue a Igreja — Descreve-se o ministério de Filipe em Samaria — Filipe realiza milagres e batiza homens e mulheres — Pedro e João chegam a Samaria e conferem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos — Simão procura comprar esse dom, e é repreendido por Pedro — Filipe prega a respeito de Cristo e batiza ...

Arqueólogos desenterraram uma piscina antiga perto de Jerusalém, onde o evangelista Filipe teria batizado o eunuco etíope. A descoberta faz parte de um parque natural que foi inaugurado na última quarta-feira (31) após cinco anos de escavações em Ein Hanya, nas montanhas da Judeia.

O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.

O que me impede de ser batizado?". 37 Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”

Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo. Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos.

1. Guardião castrado de um harém. 2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.

12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".

O que é um eunuco:
No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas. Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ser sujeito à castração.

Apesar de não serem escravos aqui, os eunucos da Europa também tinham uma vida difícil. Como eram castrados já na infância, eles tinham diversos problemas para o desenvolvimento do corpo. O pênis não era retirado, o que não os impedia de ter ereção, mas o desejo sexual também diminuía.

Os eunucos apareceram por volta de 1050 a.C., durante a dinastia Chou — que, segundo a tradição, teria durado de 1122 a.C. a 255 a.C. —, quando a castração foi incluída nos códigos legais chineses como forma de punição.

E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Portanto, a Igreja Católica permite casamento entre um católico e uma pessoa de outra religião, desde que sejam observadas as normas do Direito Canônico, com a devida dispensa do Ordinário do lugar.