Como eram os eunucos no Egito?

Perguntado por: rsouzas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os eunucos no Egito antigo serviam como guardiões dos aposentos das mulheres, como empregados domésticas, burocratas, padres e cantores. Alguns alcançaram grande poder devido à sua posição, o que implicava intimidade com a realeza e os aristocratas.

Eunucos são homens que tiveram o pênis e os testículos (ou apenas os testículos) cruelmente arrancados fora. A jornada variava muito: alguns atenderam desejos sexuais de imperadores, outros lutaram em guerras sangrentas, foram castigados por crimes terríveis, ou definharam, enfrentando anos de escravidão.

"Os históricos mostram que os eunucos tinham aparência feminina. Eles não tinham bigodes, possuíam seios grandes, quadris largos e vozes finas", diz Cheol-Koo Lee. Uma das hipóteses levantadas pelo estudo é a de que os hormônios masculinos, como a testosterona, podem ter efeitos nocivos ao corpo dos homens.

Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”. No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas.

Os eunucos existiram na China desde há cerca de quatro mil anos atrás, eram servidores imperiais há três mil anos, e eram comuns como funcionários públicos na época da dinastia Chim. Na China, a castração incluía a remoção do pénis bem como dos testículos, cortados com uma faca ao mesmo tempo.

No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”

12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Isto é, o sêmen e a urina saem pela mesma abertura uretral. A única coisa que falta no eunuco é o pênis (uretra externa) e a uretra interna se abre na superfície do corpo, em vez do pênis, por onde o eunuco pode deixar passar a urina.

A castração física, como seu próprio nome sugere, é a remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores. Caracteriza-se nos homens pela ablação dos testículos ou de toda a genitália masculina, envolvendo a retirada do pênis; e pela remoção dos ovários ou do útero nas mulheres.

A castração química ou física realmente leva à redução dos níveis de testosterona. Todavia, em alguns estudos houve manutenção da libido em até 24% dos pacientes, sendo que 45% apresentaram apenas uma certa redução na libido. Neste mesmo estudo, apenas 27% dos homens castrados se tornaram assexuais.