O que é neologismo 10 Exemplos?

Perguntado por: lvargas5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida. Ele pode ser percebido na representação dos sons, por exemplo: puf!, crum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc.

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc.

Os neologismos podem ser palavras novas criadas ou palavras já existentes que ganham outros significados. Eles também podem derivar de gírias, estragerismos ou modismos do momento. Beijo pouco, falo menos ainda.

Em linhas gerais o neologismo pode ser classificado em dois tipos: formal (ou lexical) e conceptual (ou semântico). Por sua vez, o neologismo formal ou lexical está subdividido em subclassificações que serão apresentadas abaixo.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Neologismo popular
Indica uma palavra criada pelos falantes da língua, em contexto coloquial: apê; mané; refri.

Lexia, provavelmente a mais difundida plataforma digital dedicada à ciência da leitura, ensina habilidades fundamentais de leitura básicas e complexas, como combinações de letras e sons e regras de ortografia, utilizando tecnologia responsiva.

Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua.

Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases.

1. [ Linguística ] Criação ou uso de palavras novas ou de novas acepções . 2. [ Linguística ] Estudo dessas palavras ou dessas acepções novas.

O estrangeirismo pode ser adaptado às regras da língua portuguesa (“futebol”, “sutiã”, “hambúrguer”) ou simplesmente ser mantido em sua forma original (“marketing”, “pizza”, “show”). O neologismo, como já vimos, é a criação de novas palavras de diversas formas.

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.