Qual Filipe que batizou o eunuco?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Saulo persegue a Igreja — Descreve-se o ministério de Filipe em Samaria — Filipe realiza milagres e batiza homens e mulheres — Pedro e João chegam a Samaria e conferem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos — Simão procura comprar esse dom, e é repreendido por Pedro — Filipe prega a respeito de Cristo e batiza ...

Arqueólogos desenterraram uma piscina antiga perto de Jerusalém, onde o evangelista Filipe teria batizado o eunuco etíope. A descoberta faz parte de um parque natural que foi inaugurado na última quarta-feira (31) após cinco anos de escavações em Ein Hanya, nas montanhas da Judeia.

Filipe contou o evangelho de Jesus, e o etíope pediu para ser batizado. Eles caíram na água e Filipe o batizou. Na bíblia versão King James e na versão Católica Douay-Rheims, o etíope diz: "Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus" (versículo 37), mas isso é omitido nas versões mais modernas.

Conforme registrado no livro de Atos, Filipe, o evangelista, ensinou o evangelho a um homem etíope, o qual era eunuco e superintendente de todos os tesouros pertencentes à rainha da Etiópia.

De acordo com o livro de Atos, Filipe estava no cenáculo após a ascensão de Cristo, onde os apóstolos se reuniram para aguardar a vinda do Espírito (At 1.13). Ele foi um dos homens usados por Deus para avançar Seu evangelho até os confins da terra.

O que me impede de ser batizado?". 37 Filipe disse: "Nada o impede, se você crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".

O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.

Filipe é chamado para o deserto
Para escapar da crescente perseguição em Jerusalém, Filipe viajou para Samaria a fim de continuar a compartilhar o evangelho. Por meio do sacerdócio, ele realizava milagres, curava muitas pessoas e “proclamava-lhes Cristo” (ver Atos 8:5–8).

Pedro batiza o hidrópico e lhe dá o nome Rafael | Jesus
O antes hidrópico, agora curado, é batizado pelo apóstolo Pedro e recebe um novo nome: Rafael, que significa "curado por Deus".

1. Guardião castrado de um harém. 2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

Eunuco é um homem castrado, que teve os testículos e/ou o pênis removidos. No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”. No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas.

“Eunuco” é assim entendido como um “guardião da cama matrimonial”.

São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre os primeiros na lista dos apóstolos. Ele é mencionado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. São Filipe nasceu em Betsaida, na Galileia, segundo os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali. Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.