O que gera mais energia fissão ou fusão?

Perguntado por: malegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Madson Molina, professor de física do Curso Anglo, explica que outra diferença importante é que a quantidade de energia liberada no processo da fusão é muito maior, se comparada com o processo da fissão.

Um exemplo disso seria dois núcleos de hidrogênio (11H) se fundindo e formando um núcleo de hélio (42He), processo que deu origem ao Sol. A fusão pode liberar muito mais energia do que a fissão, porém a temperatura para que ela ocorra deve ser tão elevada que é necessária a fissão nuclear para atingi-la.

Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.

Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais. Mais uma vez, a equação de Einstein E=mc2, explica que a massa perdida é convertida em energia, carregada pelo produto da fusão.

Dessa forma, podemos entender as diferenças entre fissão e fusão! A fissão é a quebra de um núcleo atômico originando núcleos diferentes de menor número atômico (Z). Já a fusão é o processo contrário: dois núcleos distintos se fundem, formando um único núcleo de maior número atômico (Z).

Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. A fissão nuclear ocorre quando um núcleo instável desintegra-se em núcleos menores, produzindo uma reação em cadeia que libera muita energia.