Como ocorre a fusão do ferro?

Perguntado por: ucastro7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 20 votos

Para alcançar o ponto de fusão ideal, é necessário o alcance de elevadas temperaturas, que no caso do ferro, é acima de 1.300ºC. O processo depois da fusão, se chama vazamento, que nada mais é que colocar o ferro já fundido dentro dos machos e moldes prontos e montados.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

No processo de fusão, o material ferroso é levado ao forno e submetido a elevadas temperaturas, até que se atinja o chamado ponto de fusão. No ponto de fusão, o material é derretido, passando do seu estado sólido para o estado líquido.

O fenômeno da fusão ocorre quando uma substância recebe calor de uma fonte. Uma substância é dita cristalina quando se funde bruscamente a uma determinada temperatura, enquanto a não cristalina vai amolecendo gradativamente durante a fusão, tornando-se pastosa e, depois, liquefazendo-se completamente.

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.

Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC.

Fusão: passagem do estado sólido para o líquido ( Ex.: transformação do gelo em água). Ela ocorre quando a substância sólida recebe energia térmica (calor), aumentando sua agitação molecular e vencendo as fortes interações atômicas, ou moleculares, existentes no estado sólido.

Como já foi apontado, o ferro sofre corrosão, o que, em termos químicos, significa oxidação. Esse fenômeno ocorre quando o metal, ou mesmo o aço (com exceção do inoxidável), interagem com gás oxigênio (O2), principalmente em meio úmido (presença de água).

Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.

O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de hidrogênio em hélio, onde quatro prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia.

Existem cinco tipos principais de combinações de negócios conhecidos como fusões, sendo: fusão vertical, fusão horizontal, fusão de conglomerados, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto.