O que fazer quando o bebê está com assadura em carne viva?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Se a assadura não melhorar em 24 horas, mesmo aplicando a pomada em cada mudança de fralda, é melhor falar com o pediatra. Cuidado: se a irritação estiver em “carne viva” ou com bolhas, pus e feridas, deve-se procurar o pediatra rapidamente.

Pomadas. O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós (Brasil) ou Halibut (Portugal). Aplique uma camada grossa a cada troca de fraldas.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

aplicar uma pomada para tratar a assadura no bebê com a pele limpinha, de preferência depois do banho em bebê recém-nascido (as que têm óxido de zinco e nistatina costumam ser indicadas pelos pediatras);

Quando a assadura do bebe for de uma grau mais grave, o pediatra, após analisar o caso, irá recomendar que seja feito um tratamento com uma pomada antibiótica e remédios, que irão ajudar na cicatrização e na proteção da pele afetada, além de preservar a sua umidade natural.

Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Soro fisiológico
O soro fisiológico serve tanto para limpeza de partes do bebê, feridas na pele, como também para a limpeza nasal.

As famigeradas assaduras são manchas vermelhas entre as dobrinhas da pele. Podem ser apenas uma irritação ou uma infecção por fungos – quando as lesões descamam, ardem e coçam.

Óxido de zinco
Tem ação antisséptica, adstringente e anti-inflamatória. As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.

Você já deve ter se perguntado o que passar em assaduras. Apesar de muito comum, a utilização de talco e amido de milho para retirar a umidade da região afetada pelas assaduras não é recomendada. Isso porque essas substâncias podem agravar a irritação da pele do bebê.