O que fazer quando não tem fermento em casa?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Outro truque culinário para substituir o fermento está nos ovos. “Bater clara em neve e acrescentar à massa faz com que o bolo cresça por conta do ar. Vira um pão de ló", acrescenta Neco. Mas lembre-se de incorporar a mistura delicadamente para que ela não “murche”.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Proporções. Para 1 colher de chá de fermento você combina 1⁄2 colher de chá de bicarbonato com 1⁄4 de colher de chá de ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc). Ou, para ficar mais fácil: 2 partes de bicarbonato com 1 parte ácido.

É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.

Será que pode usar o fermento químico no lugar do biológico ou vice-versa? A resposta é sim. Mas é preciso mudar as quantidades de cada um na hora do preparo das massas. Para tanto, use a seguinte equivalência: cada 15 gramas de fermento biológico equivalem a 5 gramas do fermento seco.

Adicione uma colher de chá (3 g) de amido de milho para que a mistura não encaroce. A não ser que você o adicione imediatamente a uma receita, o fermento caseiro pode acabar ficando encaroçado e difícil de usar. Para que isso não aconteça, misture uma colher de chá (3 g) de amido de milho ao pó com um fouet.

Como o bolo não vai fermento nem gorduras, é comum que ele dê uma abaixada. Isso não afeta o sabor nem sua textura. Outra coisa que você pode acrescentar é algumas gotinhas de essência de baunilha enquanto bate na batedeira. Ficará com aquele sabor incrível!

Vinagre, sal, limão e água completam a mistura caseira que pode substituir de forma sustentável os produtos de limpeza.

O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico, muito utilizado para fermentação de massas e também para limpeza, como no auxílio da remoção de manchas. Já o fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos, por esse motivo é muito utilizado em bolos.

Encontrando um substituto
Um dos substitutos mais fáceis para o bicarbonato de sódio é o fermento. Se você tiver o produto na despensa, simplesmente adicione o triplo da quantidade da receita. Por exemplo, se pedir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, adicione três colheres de sopa de fermento.

Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contato com líquidos ou quando são aquecidas. O pó já começa a reagir na hora de bater um bolo, por exemplo, e, na maioria das vezes, continua durante o assamento no forno.

Antes de fazer a sua hidratação, é importante notar que o amido de milho deve ser misturado sempre com água, e não com leite.

Ele é um carboidrato e é extraído da endosperma do milho, por isso o nome amido de milho. A função do amido de milho é dar liga aos preparos e dar uma certa consistência aos pratos. Mas o uso deste amido não acaba na parte gastronômica, ele pode ser usado também para uso cosmético e até mesmo como produto de limpeza.

“Usar o fermento natural é a forma mais antiga de se fazer pão, e também é a mais saudável e natural. Não é que o fermento natural seja mais recomendado, mas ele traz muito mais sabor, é muito mais leve, e tem uma digestibilidade muito maior.