O que não tem fermento?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Chocolate Garoto Cacau 55% chocolate amargo Chocolates Garoto S.A. Chá Matte Leão Orgânico Leão Junior S;A. Hambúrguer de Soja Sadia Sadia S.A.

Os dois tipos mais conhecidos são o fermento biológico e o fermento químico. O primeiro é composto por fungos microscópicos vivos, já o segundo é feito à base de bicarbonato. A forma como agem é bem diferente – mas ambos servem para fazer a massa crescer, ficar fofinha e cheia de ar.

A substituição do fermento segue a mesma lógica da formulação original: misturar bicarbonato de sódio com alguma substância mais ácida que pode ser vinagre branco, suco de limão ou até cremor de tártaro.

Segundo o chef Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, existe um item que todo mundo tem em casa e pode substituir o ingrediente quando não tem fermento para bolo em casa: o bicabornato de sódio. Basta misturá-lo com algum ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc) e pronto!

Fermento biológico fresco
Deve ser usado em massas doces e salgadas de pizza, pães e rosquinhas.

Levain, sourdough starter, lievito naturale, pasta madre, massa lêveda ou azeda. Conhecido por diferentes nomes, o fermento natural é produzido a partir da simples mistura de água com farinha. É muito utilizado para o preparo de pão de fermentação natural, considerada uma versão mais nutritiva do alimento.

Ele é composto de seres vivos: fungos microscópicos – chamados leveduras – que se alimentam de açúcar, liberando gás carbônico e álcool.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Para 1 colher de chá de fermento você combina 1⁄2 colher de chá de bicarbonato com 1⁄4 de colher de chá de ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc).

Adicione uma colher de chá (3 g) de amido de milho para que a mistura não encaroce. A não ser que você o adicione imediatamente a uma receita, o fermento caseiro pode acabar ficando encaroçado e difícil de usar. Para que isso não aconteça, misture uma colher de chá (3 g) de amido de milho ao pó com um fouet.

É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.

Como o bolo não vai fermento nem gorduras, é comum que ele dê uma abaixada. Isso não afeta o sabor nem sua textura. Outra coisa que você pode acrescentar é algumas gotinhas de essência de baunilha enquanto bate na batedeira. Ficará com aquele sabor incrível!