Como é feito o fermento de bolo?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os dois tipos mais conhecidos são o fermento biológico e o fermento químico. O primeiro é composto por fungos microscópicos vivos, já o segundo é feito à base de bicarbonato. A forma como agem é bem diferente – mas ambos servem para fazer a massa crescer, ficar fofinha e cheia de ar.

No caso a reação química do fermento ocorre quando a glicose (ou açúcar) da farinha de trigo ou de algum outro carboidrato é consumida pelos fungos e eles nesse processo de digestão liberam como produto as bolhas de gás carbônico que fazem com que a massa venha a acumular ar e cresça.

O fermento químico é formado por uma combinação de uma base (bicarbonato, amido, sais ácidos como tartaratos e fosfatos, sulfatos de K, Ca, Na, Al) com um ácido (presente no alimento ou no próprio fermento) que em presença de água e sob ação do calor reagem, originando principalmente o dióxido de carbono.

Para produzir o fermento natural temos que misturar farinha de trigo com água e deixar a natureza fazer seu trabalho de reprodução dos microrganismos. Devemos adicionar farinha e água diariamente durante 7 a 10 dias. Alguns métodos utilizam frutas (abacaxi, maçã ou uva), iogurte ou mel para potencializar a fermentação.

A produção do fermento em escala industrial se dá através do isolamento da levedura. O fermento industrial ou comercial usado na panificação é composto por Sacharomices cerevisae ou S. cereviase, que significa “fungos que comem açúcar”.

Amido de milho geneticamente modificado (espécies doadoras: agrobacterium tumefaciens, bacilus thuringiensis, sphingobium herbicidorovans, streptomyces viridochromogenes e zea mays), bicarbonato de sódio, fosfato monocálcico e carbonato de cálcio.

Uma colher de chá de fermento em pó equivale a ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de vinagre, suco de limão ou tártaro.

Levain, sourdough starter, lievito naturale, pasta madre, massa lêveda ou azeda. Conhecido por diferentes nomes, o fermento natural é produzido a partir da simples mistura de água com farinha. É muito utilizado para o preparo de pão de fermentação natural, considerada uma versão mais nutritiva do alimento.

Fermento natural é uma cultura de bactérias e leveduras em uma mistura de farinha e água.

Fermento natural ou levain
É a maneira mais saudável e antiga de se fazer massas. Ele deixa o sabor muito mais acentuado, tem uma ótima digestão e deixa a receita mais leve. Diferente dos outros, ele não é encontrado nos supermercados. Pois é!

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo, sua digestão produz as bolhas de gás carbônico que fazem a massa crescer.

Tipos de Fermentação

  • Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
  • Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
  • Fermentação natural. ...
  • Fermentação acética.

Fermento químico
Ele é uma substância composta da mistura de bicarbonato de potássio e outros ácidos. Ou seja, não é feito com leveduras naturais, portanto, não está vivo. Sendo assim, esse fermento é vegano, mas não natural.