Pode substituir fermento biológico por fermento normal?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Posso substituir fermento biológico seco por fermento biológico fresco ou vice-versa? Sim. Mas atenção: a quantidade muda. 15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)).

Será que pode usar o fermento químico no lugar do biológico ou vice-versa? A resposta é sim. Mas é preciso mudar as quantidades de cada um na hora do preparo das massas. Para tanto, use a seguinte equivalência: cada 15 gramas de fermento biológico equivalem a 5 gramas do fermento seco.

você usa uma colher de sopa de fermento químico. e aí a dica é você não deve usar a água morna nem água ou leite quente leite morno na receita porque o fermento químico ele age e instantaneamente então ele não precisa ser ativado ele já vai agir assim que você misturar com os outros ingredientes.

substituir fermento biológico fresco por fermento seco, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento. biológico fresco que pede a receita (ou seja dividir o. peso do fermento fresco que pede a receito por 3).

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A maneira como eles agem, é bastante distinta. No fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.

Segundo o chef Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, existe um item que todo mundo tem em casa e pode substituir o ingrediente quando não tem fermento para bolo em casa: o bicabornato de sódio. Basta misturá-lo com algum ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc) e pronto!

“Usar o fermento natural é a forma mais antiga de se fazer pão, e também é a mais saudável e natural. Não é que o fermento natural seja mais recomendado, mas ele traz muito mais sabor, é muito mais leve, e tem uma digestibilidade muito maior.

Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante.

50 gramas = 1/4 xícara (chá). 13,5 gramas = 1 colher (sopa). 4,5 gramas = 1 colher (chá).

O fermento fresco tem um prazo curto de validade e deve, portanto, ser armazenado num local fresco e seco. O fermento seco, porém, é de longa duração e pode ser misturado diretamente com farinha. O fermento fresco, por outro lado, precisa de ser dissolvido previamente em água morna ou leite.

fermento biológico

O fermento biológico é mais potente, pois a indústria observou qual tipo de fungo era mais eficiente na fermentação da massa e fez um produto só com ele. Por ser concentrado, age mais rápido que o selvagem.

A quantidade de fermento a ser utilizada, é claro, sofre variações conforme a receita, mas a prática nos tem mostrado que, no caso do pão francês, ela deve variar entre 1% e 5% em relação à totalidade da farinha — valendo dizer, porém, que 3% é a porção aconselhável.

15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)). Use sempre essa equivalência na hora de calcular a quantidade.