O que é xenofobia Brasil escola?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 6 votos

→ O conceito de xenofobia corresponde à fobia ou medo, um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa). No sentido social, a xenofobia tem seu uso difundido para designar formas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais).

Xenofobia é uma forma de preconceito contra a origem nacional ou regional de uma pessoa e pode configurar um grande problema social. A xenofobia é um mal que ainda atinge o mundo contemporâneo. A xenofobia é a aversão e o preconceito contra pessoas estrangeiras ou de culturas diferentes.

A xenofobia faz, deste modo, referência ao ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros. A palavra também é frequentemente utilizada em sentido lato como a fobia em relação a grupos étnicos diferentes ou face a pessoas cuja caracterização social, cultural e política se desconhece.

A xenofobia é a aversão preconceituosa a quem é estrangeiro. De outra cidade, de outra região, de outro país e de outra cultura, o estrangeiro pode causar o medo, o espanto, a curiosidade daquele que não o conhece.

Xenofobia: é o sentimento de aversão, desconfiança, medo, antipatia, rejeição em relação ao estrangeiro, ao que vem de outro país, ao que vem de fora. O sentimento de xenofobia se manifesta em atitudes discriminatórias e, muitas vezes, violentas, tanto verbais como físicas e psicológicas contra migrantes.

Converse com os professores e dê ideias. Pense em atividades que podem ser desenvolvidas com a participação dos familiares e conte as histórias. Essa também é uma forma de combater a xenofobia.

As principais formas de preconceitos encontradas na Educação Física Escolar são o racismo, questões ligadas ao gênero, diferenças corporais e a intolerância aos portadores de necessidades especiais.

A xenofobia anti-lusitana explicitou-se em dois momentos distintos da Primeira República: na década da fundação do regime (governos Floriano Peixoto e Prudente de Moraes) e no início do acaso do Estado Oligáquico (governos Epitácio Pessoa e Artur Bernardes).

Combater a xenofobia é, portanto, reafirmar a riqueza da pluralidade étnico e cultural da população brasileira, composta por imigrantes, retirantes e migrantes tanto estrangeiros quanto nacionais.

Apoiar abordagens de toda a sociedade baseadas na liberdade de associação dos migrantes em todos os contextos, para permitir que a auto-organização defenda os seus direitos e apoie organizações que protejam os direitos dos migrantes e ofereçam assistência para salvar vidas; e.

Em resumo, a xenofobia é o medo ou ódio por estrangeiros ou estranhos, e está vinculada a atitudes e comportamentos discriminatórios e frequentemente culmina em atos de violência, como diferentes tipos de abuso e exibições de ódio.

A xenofobia muitas vezes se cruza com o racismo, tornando a situação ainda mais angustiante para as vítimas. Especialistas afirmam que, no Brasil, há muitas vezes uma interseção entre a xenofobia e o racismo, especialmente para migrantes de pele escura que enfrentam discriminação devido à sua origem étnica.

O que é preconceito? O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.

A xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.

Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

Imigração é o processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem. Em alguns casos, o movimento de pessoas que ocorre dentro das fronteiras de um mesmo país, como de um estado a outro, é chamado também de imigração.