O que é TPM grave?

Perguntado por: hgaspar3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma de TPM na qual os sintomas são tão graves que interferem no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos. A TPM inclui qualquer combinação das seguintes opções: humor irritável, ansiedade, mau humor, depressão, dores de cabeça ou seios doloridos e inchados.

TPM grave ou turbinada
A impulsividade, a tristeza e a irritabilidade são sintomas marcantes e precisam ser tratados com antidepressivos serotoninérgicos (que aumentam a disponibilidade de serotonina no sistema nervoso central).

E os sintomas físicos são: dor de cabeça, fome em excesso, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, dores osteomusculares e distensão abdominal. Vale saber que existem três fatores principais que justificam o agravamento dos sintomas no período pré-menstrual.

Alimentação e exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos também é uma aliada no tratamento do TDPM, pois ajuda a diminuir a ansiedade, a aliviar o estresse, a liberar endorfina — neurotransmissor ligado à sensação de prazer e felicidade — e a melhorar a autoestima.

O transtorno disfórico pré-menstrual, ou TDPM, é um termo recente no léxico médico. O TDPM, assim como a TPM, é um diagnóstico dado quando a vivência dos sintomas pré-menstruais é bastante severa; este diagnóstico é considerado psiquiátrico, muito mais do que ginecológico.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

O TPM Reduxina 250mg WP Lab é indicado para ajudar a aliviar os desconfortos decorrentes da tensão pré-menstrual. O medicamento atua melhorando ansiedade, inchaços, irritabilidade, fadiga, cólicas e dores de cabeça.

A única forma de saber se é TPM é se a menstruação vier logo depois. E a única maneira de saber se você está grávida é confirmando sua gravidez com um teste de gravidez positivo. Mas há certos fatores no início de gravidez e nos sintomas da TPM que podem oferecer mais informações.

Ansiedade, irritabilidade, raiva e estresse. Alterações de humor, que variam do feliz para o deprimido. Crises de choro e maior sensibilidade emocional. Alterações de apetite e desejos por comidas específicas.

Recorra aos chás diuréticos e calmantes
O chá de valeriana é um calmante natural. O maracujá também tem essa propriedade. Para desinchar, você pode recorrer aos chás ou consumir alimentos que têm ação diurética. Frutas como melancia, melão, abacaxi e limão têm esse efeito.

Sertralina, fluoxetina e paroxetina foram aprovados pela FDA (agência que regula alimentos e drogas nos EUA) para tratar TDPM, mas vários ensaios de outros ISRSs – como citalopram, escitalopram e fluvoxamina – também mostraram benefícios.

Síndrome pré-menstrual (spm) / transtorno disfórico pré-menstrual (tdpm) Pfizer Brasil. A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela.