Como ter um relacionamento Trisal?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Não existe fórmula certa para um trisal — além de envolver três pessoas. Ann revela que a maioria dos trisais que conheceu eram originalmente pessoas casadas ou em um relacionamento longo que escolheram adicionar uma terceira pessoa à relação, mas isso não é regra.

O que é um casal de 3? A entrevistada Ana, que está em um trisal, explica que essa forma de relacionamento envolve 3 pessoas e se estrutura de forma consentida entre todos os envolvidos.

Apesar de já existirem vários casos, em âmbito nacional, de uniões estáveis concedidas a trisais, o Supremo Tribunal Federal – STF e o Superior Tribunal de Justiça – STJ não reconhecem o poliamor como entidade familiar.

Importante ressaltar que o entendimento jurisprudencial majoritário trata como impossível o reconhecimento do trisal na modalidade de casamento, todavia, admite-se discussão sobre a legitimidade através de união estável.

Sem mudança nas leis e na Constituição Federal, o casamento poligâmico não tem como ser legalizado. No Brasil, tanto a Constituição Federal de 1988 no art. 226, §3º e o Código Civil no seu art. 1.5621, estabelecem que o casamento civil é uma união entre duas pessoas, sem prever a possibilidade de casamento poligâmico.

Com a maior disseminação da pauta de relacionamentos não monogâmicos, um termo que tem ganhado destaque é o famoso trisal, um “casal” formado por três pessoas. Em Brasília, um exemplo de trisal é o relacionamento entre Diego Gonçalves, 32; Karina Pereira Matos, 26; e Sanny Rodrigues, 30.

Veja alguns trechos da bíblia que comprova a poligamia: O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” além dele, Abraão, Jacó, Davi, Salomão e muitos outros tinham várias mulheres.

Muitas pessoas também perguntam se trisal é crime? E a resposta definitivamente é negativa, ou seja, o relacionamento estabelecido entre três pessoas não é crime, tão pouco contravenção penal, uma vez que essa escolha é individual de cada um dos participantes desse tipo de relacionamento.

Trisal (ou poliamor)
Um trisal é um relacionamento não monogâmico entre três pessoas. Formatos como este, em que mais de duas pessoas fazem parte de uma relação central, estão dentro do aspecto do poliamor. Estes acordos podem ser fechados (só se relacionam entre eles) ou abertos. — Não existe a quebra de toda a norma.

Como na bigamia, esse modo de amar envolve três pessoas, mas ambas se relacionam entre si. Em se tratando de trisal, temos duas modalidades: em triângulo e em T. No primeiro caso o relacionamento entre as três pessoas é equivalente.

A união poliafetiva é crime? Não, mesmo que exista o casamento entre duas partes, pois o adultério já não é mais considerado crime contra a família.

Lize Borges afirma que três pessoas que decidem ter um relacionamento não estão cometendo nenhum crime. "Trata-se da escolha individual de cada um", diz. Porém, se uma delas for casada e se envolver com outra pessoa e decidir casar com ela também, pode ser considerado crime.

O que é o Poliamor:
O poliamorismo é baseado no princípio da poligamia (ou não monogamia), quando existe a possibilidade de se estabelecerem várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, com a concordância de todos os envolvidos.

Os próprios filósofos antigos entenderam que não é possível viver integralmente isolado, sem quaisquer laços afetivos. Nesse sentido, o significado de família amplificou bastante, inclusive juridicamente. Desde 2022, a influenciadora Lary Ingrid faz parte de um trisal: um relacionamento composto por três pessoas.

Posso me casar com a filha adotiva da minha ex-mulher? Não poderão casar. Por ter sido casado com a mãe dela faz de você padrasto da moça. A Constituição de 1988 pôs fim às diferenças entre filhos biológicos e adotivos.