Qual a diferença entre um relacionamento aberto e não monogâmico?

Perguntado por: amedeiros5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Monogamia fechada: são duas pessoas que se relacionam de forma exclusiva. Monogamia aberta: tem um parceiro fixo, está namorando ou é casado, mas também se relaciona com outras pessoas.

Um relacionamento eticamente não monogâmico envolve duas pessoas que se identificam como um casal, mas que não estão comprometidas com um relacionamento tradicional, de acordo com a sexóloga Yvonne Fulbright.

O que é um relacionamento aberto
Mas, de acordo com a psicóloga Silvana Bernardo, trata-se de “um acordo mútuo de liberdade que o casal possui para se envolver fisicamente com outras pessoas”.

Um relacionamento aberto é um tipo de relacionamento onde duas pessoas estão envolvidas, mas estão "abertas" ao possível envolvimento físico com outras pessoas.

Um estudo recente publicado na revista Psychological Science identificou que casais em relacionamentos abertos relataram níveis mais altos de insegurança do que casais em relacionamentos monogâmicos, sugerindo que a não-monogamia pode não ser tão segura emocionalmente quanto alguns acreditam.

A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período. Diz-se que uma pessoa é monogâmica, quando ela não se relaciona simultaneamente como mais de um parceiro.

Estas são as regras de um relacionamento aberto

  • A comunicação é fundamental. A comunicação é essencial em qualquer relacionamento. ...
  • Estabeleça limites claros. ...
  • Pratique sexo seguro. ...
  • Não negligencie seu relacionamento principal. ...
  • Seja honesto consigo mesmo e com seu parceiro.

É como um "estágio inicial" da não monogamia. Existe um casal principal, mas as duas partes podem se envolver com outras pessoas. Os limites destes envolvimentos são acordados e diferem de casal para casal.

Comunique-se com respeito
Se você sentir que não pode ter um relacionamento aberto e decide não tentar, deve comunicar isso ao seu parceiro o mais honestamente possível. Coloque de lado os sentimentos negativos, como ressentimento ou ciúme, porque essa pessoa está pedindo algo válido e sua necessidade é real.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

A monogamia é uma forma tradicional de relacionamento que se baseia no compromisso de exclusividade entre duas pessoas. As pessoas que optam pela monogamia geralmente buscam um relacionamento estável, duradouro e com uma forte conexão emocional.