O que quer dizer a palavra Genderqueer?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Genderqueer é uma categoria abrangente para identidades de gênero que não estão relacionadas apenas a identidades masculinas ou femininas, estando fora do binário e da cis-normatividade de gênero.

Também chamadas de genderqueer, as pessoas que se consideram não-binárias podem não se reconhecer com a identidade de gênero de homem ou mulher - ausência de gênero - ou podem se caracterizar como uma mistura entre os dois.

Como saber se sou genderqueer? Bandeira genderqueer Pessoas de gênero queer, ou genderqueer, podem ser: Pessoas que não são nem 100% homens, nem 100% mulheres.

Na bandeira, a faixa azul representa atração por quem se identifica como homem, a faixa rosa, por quem se identifica como mulher, e o amarelo simboliza o interesse por pessoas que se identificam como genderqueer, não binárias, andróginas ou agênero.

genderqueer

  1. /dʒ/ as in. jump.
  2. /e/ as in. head.
  3. /n/ as in. name.
  4. /d/ as in. day.
  5. /ə/ as in. above.
  6. /k/ as in. cat.
  7. /w/ as in. we.
  8. /ɪə/ as in. ear.

Assim, é comum muitas pessoas não-binárias também se afirmarem politicamente como pessoas queer.

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Gilbert Baker

A Bandeira Arco-Íris, também conhecida como Bandeira do Orgulho Gay, é um símbolo da Comunidade Gay e do movimento LGBT. Criada em 1979 pelo ativista gay Gilbert Baker, a pedido do político homossexual Harvey Milk para representar a Comunidade Gay, acabou por se tornar um dos principais símbolos do movimento LGBT.

Tão diversa quanto as cores que vemos é a identidade de gênero. Enquanto alguns se identificam com gêneros binários, como homem e mulher, outros se identificam com gêneros não binários, ou gênero nenhum, como o agênero.

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.