O que é monogamia ética?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Todos esses se encaixam numa proposta de não monogamia ética, ou seja, a possibilidade de se amar várias pessoas simultaneamente, de forma consensual, honesta e responsável. Esses são considerados formatos de relacionamento alternativos à monogamia, que estão sendo cada vez mais explorados”, ressalta.

Uma forma de iniciar o assunto é conhecendo a definição da não monogamia ética (ENM), que corresponde a “uma relação romântica comprometida em que todos os parceiros consentem em encontros sexuais e/ou românticos com outros indivíduos”, que inclui o poliamor e outras formas de relacionamentos abertos.

A monogamia é descrita em dicionários como sistema/costume/regime social no qual a pessoa pode ter apenas um cônjuge durante a vigência do casamento.

A monogamia é um tipo de relacionamento onde se opta por se relacionar com apenas uma pessoa. É o tradicional e mais conhecido como a relação fechada. Acredita-se que a pessoa é monogâmica quando ela tem, apenas, um parceiro amoroso/sexual de cada vez, pode ser durante toda a vida ou durante um período.

- No ser humano, a monogamia genética pode ser entendida como fidelidade sexual, e a monogamia social, como fidelidade amorosa. Estudos evolutivos sugerem que, para o homem, a fidelidade sexual seria mais importante pois, assim, garantiria a continuidade dos seus genes.

A mais velha conhecida de nós, a monogamia é a relação afetiva e sexual estabelecida, e desenvolvida, com um só parceiro. “Enquanto a não-monogamia é quando você tem uma relação afetiva ou sexual com mais de uma pessoa”, diz Danielle H.

Etimologicamente, o vocábulo monogamia possui origem grega, derivada dos termos monos – que significa “sozinho” – e gamos – que quer dizer “união” ou “casamento”.

A monogamia não é uma característica do ser humano de forma alguma. Basta olhar o atlas etnográfico de Murdock, que analisou mais de 800 sociedades e mostrou que 80% delas não são monogâmicas. Elas são poligínicas (um homem com várias parceiras) ou poliândricas (uma mulher com vários parceiros).

“Monogamia: Regra, costume ou prática socialmente regulamentada segundo a qual uma pessoa (homem ou mulher) não pode ter mais de um cônjuge. [Opõe-se à poligamia.

A palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós (casamento), significando um único homem para uma única mulher. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da família (Gn 2.24).

O que é Monogamia:
A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período. Diz-se que uma pessoa é monogâmica, quando ela não se relaciona simultaneamente como mais de um parceiro.

Significado de Monogamia
substantivo feminino Regime social ou cultural segundo o qual uma pessoa pode ter apenas um cônjuge, enquanto estiver casada. Condição da pessoa que se encontra nesse regime. Etimologia (origem da palavra monogamia). Mono + gamia.

Tipos de poligamia
Poliginia – um homem com duas ou mais mulheres; Poliandria – uma mulher com dois ou mais homens; Poligamia grupal – vários homens e/ou várias mulheres. Inclui relações homoafetivas.