Como saber se você é gênero fluído?

Perguntado por: lramos9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.

Se você não entende o ponto de diferença com o gênero fluido, a sexóloga ajuda: “Seria dizer que gênero fluido é como a pessoa se identifica e abrossexuais é para que gênero ela sente atração sexual.” Agênero: Pessoas que não se identificam com gênero algum. Neste caso, o agênero é uma identidade, e não um gênero.

“Fluido” (ou “gênero-fluido”) designa uma pessoa cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino ou até mesmo ao gênero neutro.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

O gênero fluido é uma dessas possibilidades, já que transita entre as noções de gênero, mas não é a única. Outras identidades que fazem parte da comunidade não-binária são: Agênero: pessoas que não se identificam com nenhum gênero; Bigênero: pessoas que se identificam com dois gêneros (masculino, feminino ou outros);

1 - demiboy/demimenino: alguém que se identifica em partes como um garoto/um homem, e em partes com outra identidade de gênero. É possível que a pessoa se identifique como em partes como um garoto/um homem e em partes com alguma outra identidade de gênero sem necessariamente ter essa outra identidade como definida.

O gênero fluido é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binárie, ou seja, que não possui reconhecimento e expressão dentro da ótica binária de homem ou mulher. Sua maior característica é o fato de existir uma fluidez que transita entre uma identidade ora feminina, ora masculina ou a mistura das duas.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

Gênero fluido ou não binário: qual a diferença? – O gênero fluido está dentro do gênero não-binário, mas nem toda pessoa não-binária tem gênero fluido. Isso porque a não binaridade pode incluir qualquer identidade de gênero que não se entenda estritamente como feminina ou como masculina.

Uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem. Símbolo da orientação heterossexual: relacionamento entre homem e mulher.

Já vi pessoas definindo hétero como “atração por diferentes gêneros”.

Uma pessoa gender fluid pode, a qualquer momento, identificar-se como homem, mulher, neutra ou qualquer outra identidade não binária, ou alguma combinação de identidades. Seu gênero também pode variar de forma aleatória ou em resposta a diferentes circunstâncias.