Como se chama um relacionamento aberto?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os relacionamentos abertos são um tipo de relacionamento não-monogâmico, mas muitas pessoas tendem a diferenciá-los de outros tipos, como o poliamor. O poliamor muitas vezes significa ter diversos relacionamentos sérios ao mesmo tempos.

"Relacionamento aberto é a relação afetiva em que os parceiros envolvidos concordam com uma forma de não-monogamia, de modo que relações afetivas/sexuais com terceiros possam não ser consideradas traição ou infidelidade.

Um trisal é um relacionamento não monogâmico entre três pessoas. Formatos como este, em que mais de duas pessoas fazem parte de uma relação central, estão dentro do aspecto do poliamor. Estes acordos podem ser fechados (só se relacionam entre eles) ou abertos.

Um estudo recente publicado na revista Psychological Science identificou que casais em relacionamentos abertos relataram níveis mais altos de insegurança do que casais em relacionamentos monogâmicos, sugerindo que a não-monogamia pode não ser tão segura emocionalmente quanto alguns acreditam.

Trisal é a palavra utilizada para definir o relacionamento à três, ou seja, ao invés de termos duas pessoas em um relacionamento amoroso (o que é o mais comum atualmente) existem três pessoas que se amam e estão juntas construindo essa relação.

Outra forma de se relacionar que tem ganhado adeptos é o relacionamento híbrido, em que uma das partes de um casal possui relações extraconjugais, enquanto a outra está satisfeita em manter a monogamia, não se importando com as demais relações de seu companheiro. Não é uma relação aberta e nem uma relação flexível.

Poligamia é um estilo de vida não-monogâmico mais abrangente, enquanto no relacionamento aberto é comum ter um “parceiro principal”.

Tipos de relação não-monogâmica mais comuns
Uma relação não-monogâmica pode ser de diversos tipos. Cada um deles é diferente um do outro e é estabelecido por meio de acordos entre todas as partes envolvidas. Por isso, mensurar o nível de liberdade dentro desses relacionamentos cabe apenas àqueles que participam deles.

Poliamor (do grego πολύ - poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática ou desejo de ter mais de um relacionamento, seja sexual ou romântico, simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos.

Tipos de relacionamentos abertos

  • Relações com múltiplos parceiros, quando um relacionamento sexual não ocorre entre todas as partes envolvidas.
  • Relacionamentos híbridos, quando um parceiro não é monogâmico e o outro é.
  • Swinging.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

Estas são as regras de um relacionamento aberto

  • A comunicação é fundamental. A comunicação é essencial em qualquer relacionamento. ...
  • Estabeleça limites claros. ...
  • Pratique sexo seguro. ...
  • Não negligencie seu relacionamento principal. ...
  • Seja honesto consigo mesmo e com seu parceiro.

Isto é, construir outro relacionamento simultaneamente à relação que não representa mais a felicidade plena. Com isso, elas se sentem autorizadas a manter experiências e vínculos sexuais ou afetivos duplos, vivendo as relações concomitantemente.

Esse conceito de relacionamento é formado por três (raramente quatro ou mais) pessoas que vivem um vínculo amoroso estável. Eles formam um “trisal” ou “quadrisal”, como chamam esse plural de casal.

Apesar de já existirem vários casos, em âmbito nacional, de uniões estáveis concedidas a trisais, o Supremo Tribunal Federal – STF e o Superior Tribunal de Justiça – STJ não reconhecem o poliamor como entidade familiar.

Veja alguns trechos da bíblia que comprova a poligamia: O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” além dele, Abraão, Jacó, Davi, Salomão e muitos outros tinham várias mulheres.