O que piora os sintomas da TPM?

Perguntado por: qvieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Mas durante a TPM, ele pode piorar (e muito) os sintomas psíquicos causados pelo desequilíbrio hormonal. O consumo de açúcar ou alimentos refinados provoca um pico na liberação de insulina, hormônio que leva a glicose para as células.

Alimentos que pioram os sintomas da TPM
Café – muita cafeína pode desidratar o corpo; Álcool – o motivo é o mesmo do café: a desidratação vai aumentar os sintomas da TPM; Alimentos ricos em açúcar – eles fazem a pessoa ficar muito cansada e não são nada saudáveis.

Bebida alcoólica e cafeína estão entre as substâncias que agravam os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que precedem o período menstrual.

Entre os sintomas físicos mais comuns estão:

  • Cólicas;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço;
  • Dor nas mamas;
  • Retenção de líquido;
  • ​Entre os emocionais estão: irritab​ilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada ou falta de apetite e depressão.

A prática de atividade física ajuda a aliviar os sintomas da TPM, pois contribui para a redução do inchaço, combate a ansiedade e a depressão. Ao nos exercitarmos, o corpo produz endorfina, que assim como a serotonina são substâncias responsáveis pelo nosso bem-estar.

4ª Fase: TPM (Tensão Pré-Menstrual)
Além dos outros sintomas da etapa anterior, na quarta há uma piora de todos eles e a mulher ainda conta com a alteração de humor, tristeza, irritação, ansiedade, agressividade e felicidade.

O que não pode comer menstruada?

  1. Sal em excesso. Muito presente em ultra processados e fast food em geral. ...
  2. Álcool. Beber álcool pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. ...
  3. Açúcar refinado. Quem nunca quis um docinho na hora que bate aquele mau-humor? ...
  4. Café ...
  5. Comidas picantes. ...
  6. Carboidratos. ...
  7. Carne vermelha.

Não pode lavar o cabelo
Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

O mais comum é que a TPM tenha início de sete a 10 dias antes da menstruação, mas pode ocorrer antes disso, cerca de 14 dias antes. Apesar dos sintomas começarem tão antes do período menstrual, é durante os dias mais próximos da menstruação que eles se intensificam.

É normal sentir enjoo antes de a menstruação descer, pois sim! É uma consequência da tensão pré-menstrual, um conjunto de sintomas físicos e emocionais que geralmente ocorrem de uma a duas semanas antes da menstruação. Os sintomas de TPM mais comuns são: Tristeza.

Mal humor é apenas um dos sintomas causado pela TPM, também definida como síndrome pré-menstrual (SPM).

Alguns sinais emocionais e sintomas físicos também podem surgir durante a TPM, como inchaço, dor de cabeça, cansaço excessivo, acne e ganho de peso, que tendem a diminuir logo após o início da menstruação.

Também é possível observar a presença de vertigem ou tontura nos dias que antecedem a menstruação devido ao aumento de estrógeno, progesterona e aldosterona que atingem a orelha interna, causando uma hidropisia no labirinto e sintomas muito parecidos com os da doença de Ménière7.

Frituras, carnes gordas e outros alimentos gordurosos aumentam a inflamação no organismo, e dessa forma pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por essa razão, no período pré-menstrual, substitua as fontes de gorduras ruins pelas boas.

1. chá de camomila: um calmante natural
Ele tem propriedades calmantes, ansiolíticas, indutoras do sono, antioxidantes, sedativas e anti-inflamatórias. Na cólica, ele funciona como estimulador da glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares do útero. De quebra, ainda é saboroso e aromático.

Pratique uma atividade física. Faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas que ajudam a aliviar a mente, de quatro a seis vezes por semana. Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar e saúde e aliviam os sintomas de fadiga e alterações de humor. Yoga e meditação também são excelentes opções de atividade.