Precisa estar menstruada para estar de TPM?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

A TPM pode aparecer até 15 dias antes da menstruação. E como cada corpo funciona e reage de uma forma, há mulheres que podem sentir a TPM por apenas alguns dias, talvez um ou dois. Mas ela pode perdurar, para algumas pessoas, desde antes de o sangue descer até durante todo o período da menstruação.

A TPM geralmente é caracterizada por alterações do humor, aumento da sensibilidade e, às vezes, da agressividade. Além disso, costumam ocorrer alguns sintomas físicos como dor de cabeça intensa, aumento doloroso da mama, sensação de corpo inchado, insônia, entre outros.

Há mulheres mais sensíveis a mudanças hormonais e as menos sensíveis. Estas podem não ter TPM ou tê-la de uma forma mais gostosa. Por exemplo, conheci uma mulher que pintava a casa nesse período, o que era uma forma agradável de dissipar a ansiedade e tensão que sentia.

O corrimento normal fisiológico é o jeito de a vagina fazer uma autolimpeza e autorregulação da acidez e da flora vaginal. Esse corrimento costuma variar um pouco ao longo do ciclo menstrual, indo de transparente e líquido até branco em consistência de pomada, dependendo do momento do mês.

A TPM (Tensão Pré-Menstrual), também conhecida como Síndrome Pré-Menstrual, é uma condição que caráter cíclico que pode se manifestar de 7 a 14 dias antes da menstruação.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico.

Antes da menstruação: Corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, contando que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo.

Essas mudanças hormonais podem afetar a química do cérebro, em especial neurotransmissores como a serotonina, que tem uma função importante na regulação do humor. Em resumo, baixos níveis de serotonina podem causar essa tristeza repentina que provoca a vontade de chorar.

A alimentação rica em vitaminas A e B6, magnésio e os aminoácidos tirosina e triptofano são substâncias capazes de reduzir alguns sintomas da temida TPM. Durante o período lúteo, última fase do ciclo menstrual, ocorre uma queda na circulação de serotonina, devido as alterações hormonais.

Deixe que ela desabafe sobre suas dificuldades e escute-a com atenção, isso fará com que ela se sinta acolhida. Caso o tom de voz comece a se alterar e ela estiver estressada, tente ser compreensivo e carinhoso nesse momento e não retruque.

A resposta para isso é que, na grande maioria, pessoas que usam esse método contraceptivo não ovulam. Mas, como a gente já pontuou, mesmo quem não toma pílula e, portanto, não ovula, pode sofrer sintomas da TPM.

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, fazendo o organismo pensar que ovulou e estimulando a atividade do corpo lúteo.