O que é Sinestesia é um exemplo?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)

Confira abaixo alguns exemplos de sinestesia na literatura: “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce.” (Eça De Queiros) “Por uma única janela envidraçada, (…) entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)

Exemplos de sinestesia no dia a dia
risada gostosa (audição e paladar) olhar penetrante (visão e tato) cheiro doce (olfato e paladar) cor berrante (visão e audição)

O que é sinestesia? Sinestesia é uma figura de palavra ou semântica caracterizada pela combinação entre dois ou mais sentidos — audição, olfato, paladar, tato e visão.

Os 5 mais comuns são:

  • Emoções com cheiro. Aqui há o cruzamento entre os receptores olfativos do sistema nervoso central e o sistema límbico, que regula as emoções. ...
  • Sabores com temperatura. Aqui duas sensações diferentes se misturam no sistema nervoso central. ...
  • Cheiros barulhentos. ...
  • Palavras com gosto. ...
  • Personificar símbolos.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Uma das respostas mais comuns é ver letras, números ou sons em formas de cores, mas você também pode obter uma ou mais respostas de uma vez, como: Ver ou ouvir uma palavra e saborear o gosto de uma comida. Ver uma forma e sentir gosto de um doce.

A sinestesia visual é a forma mais comum dessa figura de linguagem. Ela ocorre quando uma pessoa associa uma cor ou uma imagem a um som ou palavra, por exemplo, quando a pessoa vê o som de uma música como uma cor específica. Isso pode ser visto em expressões como “vermelho vivo” ou “som brilhante”.

Ouro de Tolo

A sinestesia está presente na música 'Ouro de Tolo', de Raul Seixas.

A sinestesia é uma manifestação associada à interação entre esferas distintas dos sentidos convencionais. Ela pode se expressar no plano auditivo, olfativo, visual ou tátil, bem como no campo do paladar.