O que é resiliência no ambiente de trabalho?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Ser resiliente na vida profissional significa conseguir voltar ao seu “normal” apesar das tensões, da pressão, das discussões e das dificuldades que você enfrenta profissionalmente. A diferença, claro, é que neste caso a “tensão” é emocional e o estado que precisa voltar ao “normal” é o mental – e não o físico.

Saber superar as adversidades e encontrar uma solução para o problema, o que é ótimo para as empresas. Quando o funcionário não se abala e procura ser útil no momento em que não foi bem ou que a empresa não passa por um bom momento é a prova da resiliência no trabalho.

Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar.

No ambiente corporativo, essa ação consiste em entender o momento, demonstrar mais flexibilidade para atuar em circunstâncias de crise ou ser mais desafiadores, buscar conhecimento e resultados que sejam adequados para a equipe e, consequentemente, para a empresa e seus clientes.

6 dicas para desenvolver a resiliência

  1. Ser uma pessoa adaptável. ...
  2. Focar em atitudes assertivas. ...
  3. Aprender com as situações. ...
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
  5. Confie em si mesmo. ...
  6. Ter bases de apoio.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

A resiliência nos ajuda a navegar pelos acontecimentos e relacionamentos com tranquilidade e confiança. Quando temos certeza de que podemos enfrentar qualquer desventura, independente do seu grau de dificuldade, passamos pelos momentos difíceis com mais facilidade e nos tornamos emocionalmente mais fortes.

Quando dizemos que alguém é resiliente significa que essa pessoa é capaz de se adaptar e crescer quando colocada frente à uma crise. Ou seja, consegue se equilibrar emocionalmente para achar caminhos, soluções para as adversidades e, com elas, torna-se mais forte.

O New York Times reuniu alguns elementos para tornar alguém mais resiliente.

  • 1 – Cultive o otimismo.
  • 2 – Reescreva a sua própria história.
  • 3 – Lide melhor com o estresse.
  • 4 – Apoie os outros.
  • 5 – Saia da sua zona de conforto.

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

É a habilidade de lidar positivamente com pressão, conflitos, incertezas, crises, feedbacks negativos e competitividade. Ou seja, mesmo diante dessas situações, a pessoa resiliente no trabalho se mantém produtiva e focada em suas demandas. Um trabalhador resiliente não consome energia e tempo lamentando.

O Bambu é o símbolo da Resiliência porque é a planta mais flexível do mundo, ele sobrevive a todo tipo de catástrofe, furacões, tempestades e tsunamis.

É conseguir se adiantar a algum problema iminente e ter iniciativa para resolvê-lo, caso venha a ocorrer de fato. É muito importante manter o equilíbrio diante das mais diversas situações que ocorrerão no dia-a-dia.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • criatividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

A palavra resiliência é muito utilizada para entender o comportamento humano. A Psicologia compreende que a pessoa é resiliente quando torna-se capaz de retornar à forma original ao seu estado de saúde física e mental mesmo quando vivenciou um trauma ou algum momento difícil da vida.