O que é baixa resiliência?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

A pessoa com resiliência baixa é incapaz de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os sentimentos de outras pessoas. Isso acontece porque, em vez de se observar, ela permite que as emoções a dominem.

Tendência para ser inflexível. Não possuir senso de propósito. Não saber lidar com momentos de pressão. Sofrer prejuízo psicológico diante de problemas no trabalho, como sintomas de ansiedade, depressão e isolamento.

Isso acontece por inúmeras razões: medo de mudanças, medo de decepcionar alguém, falta de confiança em si mesmo, comodismo, entre outros. As pessoas resilientes conseguem se desprender de seus comportamentos, vícios e estados emocionais confortáveis para tentar fazer diferente.

Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar.

Alta resiliência é uma espuma de poliuretano que tem uma capacidade de resposta muito maior do que a espuma de memória, que tem uma resposta mais lenta. A espuma de alta resiliência se caracteriza por sua capacidade de recuperação após receber uma carga de pressão.

A pessoa resiliente é aquela que compreende o problema que está diante dela e mobiliza recursos para superá-lo. Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

O dom do Espírito Santo e a autossuficiência espiritual nutrem a resiliência espiritual, que é um sinônimo de perseverança. E aqueles que fielmente “[perseverarem] até o fim (…) [terão] vida eterna” (2 Néfi 31:20).

“Um dos sinais de que a resiliência passou do limite é quando você não consegue mais ter discernimento para saber se as metas são realistas ou não, e vai abrindo mão de outras coisas.

Com resiliência: 1 invulnerável, resistente, forte, firme, estoico, inatacável. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A resiliência nos ajuda a navegar pelos acontecimentos e relacionamentos com tranquilidade e confiança. Quando temos certeza de que podemos enfrentar qualquer desventura, independente do seu grau de dificuldade, passamos pelos momentos difíceis com mais facilidade e nos tornamos emocionalmente mais fortes.

No contexto da psicologia, resiliência é característica de quem consegue se adaptar, recuperar-se e/ou superar problemas, mudanças, momentos de tensão etc. O indivíduo resiliente consegue lidar com as questões da vida e resistir à pressão, sem sofrer grandes danos emocionais.

Pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. São indivíduos que têm facilidade em ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis.

Neste módulo, tratamos sobre resiliência emocional, que envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.

Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crises e aprender com elas. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa! A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos.

#1️ Uma pessoa resistente segura as pontas, aguenta os desafios e a pressão. #2️ Já uma pessoa resiliente também aguenta a pressão, mas sempre aprende algo a mais com as dificuldades que enfrenta.