Qual é o conceito de ideologia para Karl Marx?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em síntese, para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.

A alienação em Marx é entendida como a relação contraditória do trabalhador com o produto de seu trabalho e a relação do trabalhador ao ato de produção, um processo de objetivação, tornando o homem estranho a si mesmo, aos outros homens e ao ambiente em que vive: “A apropriação surge como alienação, e a alienação como ...

Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

(WEBER, 1983, p. 99 e 340). Resumindo, a noção de ideologia - enquanto sistema de idéias e representações exteriores às consciências particulares - aparecem na obra de Weber como visões de mundo relativas – sejam elas religiosas, políticas, morais, etc.

Qual é o conceito de ideologia? Etimologicamente, ideologia significa o estudo de algum protótipo ideal. Seu conceito filosófico e político é bem parecido com a origem linguística, designando um conjunto de ideias que propõe uma sociedade ideal.

Karl Marx, em sua teoria, elaborou uma análise científica do capitalismo, estabelecendo também a forma pela qual ele seria superado. Marx defendia que a história da humanidade era baseada na luta de classes, isto é, na luta de uma classe explorada contra uma classe de exploradores.

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, na qual criticou o capitalismo. Com suas obras filosóficas, Marx deu origem a um conjunto de ideias que foram chamadas de Marxismo e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".

Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...

No sentido amplo, ideologia é aquilo que seria ou é ideal. No entanto, o termo pode ter vários significados. Por exemplo, no senso comum, ela é um grupo de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de uma pessoa ou grupo. Dessa forma, ela orienta as ações sociais e políticas dessas pessoas.