Qual a diferença entre esquizofrenia e transtorno bipolar?

Perguntado por: asales . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

De forma resumida, a diferença entre Esquizofrenia e Transtorno Bipolar é que a primeira envolve sintomas psicóticos, alucinações e distorções da realidade, enquanto a segunda precisa incluir um episódio de mania e podem ocorrer repetidos episódios de depressão.

O bipolar costuma ter uma recuperação melhor e voltar às suas atividades de vida mais rapidamente do que o esquizofrênico, além de não apresentar os sintomas negativos característicos deste último. Os sintomas cognitivos também são menos impactantes no bipolar do que no esquizofrênico.

Uma das principais características da esquizofrenia, por exemplo, são as alucinações, que podem afetar a capacidade de distinguir o que é real e o que é fictício. No caso do transtorno bipolar, são as variações de humor que dificultam a realização de atividades diárias.

Existem, no entanto, pessoas que podem ter tanto sintomas da esquizofrenia quanto do transtorno bipolar.

Sintomas de bipolaridade
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

As alucinações auditivas costumam estar presentes em quadros de esquizofrenia ou em transtornos psicóticos, também podem ocorrer em quadros de outras doenças mentais, como transtorno bipolar, transtorno depressivo maior, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de personalidade limítrofe e muitas outras ...

O início do transtorno pode ser confundido com depressão ou outros transtornos ansioso (Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Ansiedade Generalizada). Em alguns casos ocorre interesse demasiado por temas exóticos, místicos, religiosos, astronômicos ou filosóficos, que passam a dominar o cotidiano da pessoa.

Transtorno bipolar ou transtorno afetivo bipolar é uma condição de saúde mental que causa mudanças extremas de humor. Conhecido anteriormente como psicose maníaco-depressiva, se caracteriza pela alternância de períodos em que a pessoa fica mais exaltada (mania), de episódios de depressão (hipomania) e de normalidade.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

O Transtorno Bipolar é uma doença que acomete o sistema nervoso dos pacientes. Nela, acontecem episódios em que o indivíduo fica muito deprimido ou muito agitado, e casos de insônia também são comuns.