O que pode levar uma pessoa a surtar?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Muitas vezes começa de forma incipiente e vai se intensificando até que finalmente leva a pessoa a surtar. Psicoses como a esquizofrenia, abusos de drogas, crises de abstinência de substâncias e alguns transtornos afetivos como a bipolaridade (antigo transtorno maníaco-depressivo) são causas bastante comuns de surtos.

Consequências do surto psicótico
A pessoa pode ter consequências mesmo que o tempo do surto tenha sido pequeno pois nestas condições ele não poderá tomar decisões importantes e poderá não se alimentar ou cuidar de sua própria higiene. Há risco de suicídio neste momento principalmente em pessoas mais jovens.

Os sintomas podem durar apenas um dia ou até um mês, mas podem ser graves o suficiente para colocar a pessoa em risco aumentado de comportamento violento ou suicídio .

Sem tratamento, o surto pode durar semanas e até vários meses. Após saírem do surto, os pacientes podem apresentar sintomas residuais, que normalmente são os sintomas negativos: isolamento social, menor interação afetiva, retraimento e falta de vontade para atividades diversas.

Em alguns casos, é possível que ocorra um surto psicótico em casos mais graves, na bipolaridade de tipo 1. Esse surto é, basicamente, uma cisão entre a realidade e a fantasia. Nesse momento, o bipolar sente muita angústia, desespero e até ideias suicidas.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

Trata-se de um tipo de desgaste psicológico capaz de afetar qualquer pessoa que não consiga lidar de maneira saudável com o estresse e as tensões do dia a dia.

Os sintomas na esquizofrenia são divididos entre negativos e produtivos. No início da doença, surgem primeiro os negativos, que são caracterizados por apatia e falta da capacidade de ter uma vida normal. O indivíduo para de cuidar da própria higiene pessoal, aparenta não sentir emoções e nem estar ligado à realidade.

A esquizofrenia é caracterizada por sintomas psicóticos, que incluem delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados e comportamento bizarro e inadequado. Os sintomas psicóticos envolvem uma perda do contato com a realidade.

Episódios de surtos psicóticos podem ocorrer na esquizofrenia e outras psicoses semelhantes, mas também no transtorno afetivo bipolar, depressão com sintomas psicóticos e no transtorno de personalidade borderline.

Um surto psicótico é um conjunto de sintomas que, geralmente, estão associados a uma doença mental não tratada, ao uso de drogas ou a uma resposta excessiva a um estressor. Na maior parte dos casos, ele dura um breve período de tempo em que a pessoa experimenta ideias paranóicas ou extremamente desorganizadas.

Durante um surto psicótico, paciente pode apresentar alucinações, delírios, ansiedade, agressividade, pensamento ou comportamento desorganizado. Por conta do isolamento social, em função da pandemia de Covid-19, muito tem se falado sobre a importância da saúde mental.

A clozapina, que também bloqueia muitos outros receptores, é evidentemente o medicamento mais eficaz para tratar sintomas psicóticos.

Exame de sangue permite diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade. Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Metodologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros permite diagnosticar, com base em um único exame de sangue, duas doenças psiquiátricas com sintomas semelhantes: a esquizofrenia e o transtorno bipolar.