Qual o nome da pessoa que tem empatia?

Perguntado por: nconceicao7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.

A pessoa com a síndrome do excesso de empatia é como uma antena de longo alcance que absorve e envolve cada emoção que vibra em seu ambiente. Longe de gerir essa sobrecarga, acaba por diluir as necessidades dos outros, envenenando-se com uma compaixão excessiva até sentir culpa pela dor que outros experimentam.

Já a pessoa apática, é ao contrário, é uma pessoa num estado psicológico de indiferença, que vem do grego ápatheia, que vem de páthos que afeta não somente o corpo, mas a alma do indivíduo. É aquela pessoa que não tem sentimentos, que não se emociona, que é incapacitada de obter sentimentos e emoções.

O substantivo feminino empatia se refere a uma aptidão para se identificar com os outros, se colocando no lugar da outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Significa também a capacidade de compreender uma obra de arte ou outro objeto estética e emocionalmente.

Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.

Uma pessoa empática é aquela que consegue lidar com a dor alheia, deixando o egocentrismo de lado, e compreendendo o ponto de vista do outro, com generosidade e tolerância.

1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si. Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo lhe o rótulo de insensível.

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro.

Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

O contrário de empatia é: Contrário de identificação e entendimento: 1 estranhamento, afastamento, enjeitamento, indiferença, repúdio, repugnância, repelência, repulsa, repulsão, repulso, repugno, resistência, desprezo.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

Pessoas que têm níveis altos de empatia concentram-se em ouvir, em vez de falar. Afinal, querem se colocar na situação da outra pessoa. Assim, para entender de verdade as dificuldades ou triunfos que a outra pessoa está sentindo, eles querem saber todos os detalhes sobre o que está ocorrendo.

O que é a empatia:
Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.