Qual é o oposto da empatia?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Ao contrário da empatia, a apatia diz sobre um estado de indiferença. São aquelas pessoas fechadas, frias, que não se permitem tocar pelo sentimento alheio.

Sinônimo de empatia

  • compreensão, entendimento, aceitação, consideração, interesse, intropatia. Exemplo: Que falta de empatia da sua parte! ...
  • identificação, envolvimento, compatibilidade, afinidade, sintonia, sintonização, amizade, inclinação, atração. ...
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia.

A simpatia é geralmente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

O substantivo feminino empatia se refere a uma aptidão para se identificar com os outros, se colocando no lugar da outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Significa também a capacidade de compreender uma obra de arte ou outro objeto estética e emocionalmente.

No geral, um indivíduo sem empatia é incapaz de sair dos próprios limites psicológicos e entender a realidade dos outros, até mesmo os menosprezando.

Que não é compassivo, ou seja, que não demonstra compaixão. Exemplo de uso da palavra Incompassivo: As suas atitudes mostram como ele era incompassivo para com as pessoas.

Mentiras, falta de empatia, desprezo pelos sentimentos das pessoas, senso de superioridade. Essas são algumas das principais características de um sociopata, também comumente chamado de psicopata. Mas, afinal de contas, como se comporta um sociopata? Será que você já conviveu com uma pessoa assim?

O sociopata costuma viver cercado de relacionamentos abusivos. Ele pode tanto ser o abusador quanto ser incapaz de se distanciar do abusador por conveniência. Como eles fazem questão de expressar o seu descaso, eles não medem esforços para enganar, explorar, ferir os sentimentos e manipular os outros.

Impaciência. Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.