Qual o hormônio que causa depressão?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Por definição, a depressão é desencadeada pela alteração dos níveis de hormônios como serotonina e noradrenalina - que estão associados com a motivação, alegria, prazer e conexões cerebrais.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Um dos principais sinais de problemas hormonais, especialmente na menopausa, é a alteração brusca de humor. Os hormônios são os principais responsáveis por regular nosso temperamento e quando estão alterados podem causar irritabilidade, estresse, ansiedade e depressão excessivos, sem motivo aparente.

Cortisol.
O estresse e a má alimentação também podem alterar os níveis dos hormônios cortisol, serotonina e dopamina, contribuindo para o aparecimento de depressão.

Hormônios e a depressão feminina
O estrogênio e a progesterona são alguns hormônios femininos que têm grande influência no humor da mulher.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro. Leia também: 12 sintomas comuns de quem tem ansiedade.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Alguns estudos ligam a escassez de testosterona ao aumento da ansiedade, enquanto baixos níveis de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, também podem estar ligados a sintomas de ansiedade.

A ansiedade está vinculada a um hormônio chamado cortisol, também conhecido como hormônio do estresse e que estimula a produção de gordura pelo organismo.

Estudo sugere que depressão não está relacionada com baixos níveis de serotonina, o 'hormônio da felicidade'

O cortisol é um hormônio esteroide que regula o humor, a motivação e o medo. Produzido nas glândulas adrenais, também é chamado popularmente de hormônio do estresse.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.