Qual é a diferença entre emoções e sentimentos?

Perguntado por: osales3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Segundo Paul Eckman, existem 6 emoções básicas universais: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza. Eventualmente, Eckman expandiu a lista para incluir emoções como vergonha, excitação, orgulho, satisfação, entre outras. Contudo, todas essas “novas” emoções não são consideradas emoções básicas universais.

De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.

8 principais emoções humanas

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

Existem três tipos: as primárias, as secundárias e as de fundo. Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha.

Alegria, medo, tristeza e raiva: a importância das 4 emoções básicas.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

De modo geral, os sentimentos são vistos como uma disposição mental perante algo ou alguém. Entre os exemplos de sentimento, pode-se citar: Amor. Felicidade.

Podemos dividir em três as principais funções das emoções: elas motivam e organizam as nossas ações, servem para nos comunicarmos com outros e também para nos comunicar com nós mesmos.

o amor

De todos os sentimentos existentes, o amor é certamente o mais forte deles, o amor consegue unir sonhos, realidades e ideais.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.