Qual a diferença entre apatia e empatia?

Perguntado por: esilveira8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

A apatia é a perda da capacidade de se emocionar, uma falta de interesse crônica por tudo e todos. Já a empatia é a conexão profunda com o outro. E, mais que isso, é a capacidade de reconhecer como válida a perspectiva do outro, abandonando qualquer tipo de julgamento, por mais difícil que possa parecer.

Apatia é a ausência de emoção ou de entusiasmo. A indiferença crônica se estende aos relacionamentos, carreira e aspirações pessoais. A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas.

substantivo feminino Condição de quem não se comove, não demonstra sentimentos nem interesses: tratou o assunto com apatia. [Por Extensão] Falta de motivação, de vigor físico, de entusiasmo; prostração.

A empatia emocional consiste em sentir o que o outro está sentindo. A cognitiva é conseguir enxergar pela perspectiva da outra pessoa. E a preocupação empática é a capacidade de saber o que o outro precisa de nós em determinado momento.

A simpatia requer menos envolvimento e pode ser mais superficial e distante. Agora, ser empático requer proximidade. É sobre calçar os sapatos do outro e sentir o que é, de fato, estar naquela situação. A empatia é conexão mais emocional; enquanto a simpatia é mais racional.

É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.

Apatia é falta de interesse em atividades da vida ou em interações com outras pessoas. Isso pode afetar a capacidade de manter um emprego, manter relacionamentos e aproveitar a vida. Todo mundo experimenta apatia de tempos em tempos. Às vezes, você pode se sentir desmotivado ou desinteressado nas tarefas diárias.

19 sinônimos de apatia para 1 sentido da palavra apatia: Falta de energia, ânimo e interesse: 1 abatimento, abulia, desânimo, desídia, desinteresse, frieza, impassibilidade, inatividade, indiferença, indolência, inércia, insensibilidade, langor, languidez, letargia, marasmo, modorra, ociosidade, preguiça.

1 indiferente, desinteressado, displicente, impassível, insensível, frio, indolente, inerte, letárgico, desanimado, desapaixonado, blasé, inapetente, tíbio, pusilânime, irresoluto, parado, passivo, preguiçoso, ocioso, nulo.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.