É normal ouvir os pensamentos?

Perguntado por: umarques4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Pode-se dizer que em algumas situações escutar vozes é considerado comum (apesar de não ser normal), como em situações de luto e de perda ou de grande estresse. Algumas crianças de até 12 anos afirmam ouvir vozes ou ouviram durante parte da infância, o que costuma cessar quando ficam mais velhas.

Ouvir vozes na cabeça, interrompendo seus pensamentos, é tão comum que é considerado normal, segundo psicólogos.

A experiência de ouvir vozes pode ser um sintoma de transtornos de saúde mental ou apenas uma manifestação enfática do chamado “eu interior”. O psiquiatra Fábio Aurélio Leite, do Hospital Santa Lúcia Norte, de Brasília, explica que as falas dentro da cabeça costumam ser fruto de hiperendofasia ou alucinação auditiva.

Se você olhar pessoas muito ansiosas, depressivas ou agressivas, o falatório interno ajuda a explicar esses estados, porque ela entra num looping. Se está deprimida, a voz repete coisas como “a vida é horrível, não vou ficar bem”. Se sofre com ansiedade, a repetição pode ser algo parecido com “o que vai acontecer?

Esse termo “ouvir vozes”, no entanto, se refere a experiência de ouvir uma voz que outras pessoas não podem ouvir. Ela descreve uma experiência real e única para cada um de nós! Ouvir Vozes é uma parte importante da vida e da experiência e muitas vezes ela possui um significado profundo e único.

Transtorno de pensamento consiste no pensamento desorganizado, que se torna evidente quando a fala é incoerente ou muda de um tema para outro. A fala pode ser discretamente desorganizada, ou ser completamente incoerente e incompreensível.

Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  1. Isolamento social.
  2. Irritabilidade.
  3. Paranoia.
  4. Tristeza constante ou depressão.
  5. Apatia.
  6. Perda de memória.
  7. Dificuldade de concentração.

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas. Essa voz na sua cabeça que o guia e toma a palavra quando perguntam quem você é se chama ego. O ego é o produto das emoções, dos pensamentos e das lembranças que foram sendo acumulados ao longo de toda a sua história.

Procurar auxílio médico é sempre a primeira e melhor solução para vozes na cabeça. O mais convencional é a utilização de tranquilizantes, como os ansiolíticos benzodiazepínicos e alguns anticonvulsivantes, notadamente em esquizofrênicos.

Para moldar uma mente silenciosa, devemos aprender ou re-aprender a estar sozinhos. A solidão livremente escolhida por um momento de tempo é saudável, é catártica e nos reinicia em todos os sentidos. Empatia por si mesmo.

Esse tipo de Esquizofrenia é diagnosticado quando o paciente já não apresenta nenhum sintoma proeminente ou quando eles aparecem em baixa intensidade. Algumas alucinações e delírios ainda podem estar presentes, mas as suas manifestações costumam ser menos frequentes do que em fases anteriores da doença.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.