O que a Igreja diz sobre identidade de gênero?

Perguntado por: emagalhaes6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Papa considera que a identidade de género “é das colonizações ideológicas mais perigosas” Em entrevista ao diário La Nación, a propósito dos dez anos do seu pontificado, o Papa diz que diluir as diferenças entre homem e mulher torna “tudo igual”, o que “vai contra a vocação humana”.

Cidade do Vaticano, 11 mar 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse que “a ideologia de género é a mais perigosa das colonizações ideológicas”, explicando que “vai anulando as diferenças” e fica um mundo igual, numa entrevista pelos 10 anos do seu pontificado.

“Dizia-me ele: 'Santidade, esta é a época do pecado contra Deus Criador', contou. Tal afirmação é inteligente, seguindo a lógica de que Deus criou o homem e a mulher; Deus criou o mundo assim, assim e assim; e nós estamos a fazer o contrário.

Já a identidade de gênero faz referência à forma como alguém se sente, se identifica, se apresenta, para si próprio e aos que o rodeia, bem como se perceber como ser “masculino” ou “feminino”, ou ambos, independente do sexo biológico ou de sua orientação sexual.

O objetivo da IG (Ideologia de Gênero) é eliminar o valor da família como estrutura privada e capaz de formar a consciência da pessoa, de modo que a família não tenha nenhum tipo de relação, eliminando-se, assim, o conceito de pessoa.

Em primeiro lugar, a nomenclatura "ideologia de gênero" é tecnicamente incorreta. Conforme se verifica nos mais recentes estudos acerca da sexualidade humana, o gênero não compõe uma ideologia da pessoa, mas sua identidade, ou seja, o modo como a pessoa se vê e gostaria de ser vista pela sociedade.

A ideologia de gênero traz diversos inconvenientes para a educação: 1) a confusão causada nas crianças no processo de formação de sua identidade, fazendo-as perder as referências; 2) a sexualização precoce, na medida em que a ideologia de gênero promove a necessidade de uma diversidade de experiências sexuais para a ...

A ordem a qual o pontífice pertence, os jesuítas, tem papel fundamental na história do Brasil e do Rio de Janeiro. Um dos principais marcos da presença dos padres na capital fluminense foi o Colégio dos Jesuítas que existia no Morro do Castelo, no Centro, demolido entre os anos de 1920 e 1922.

religioso católico

Papa Francisco (1936) é um religioso católico, o 226.º papa da história da Igreja, o primeiro pontífice não europeu em 1 200 anos. É o primeiro papa vindo da América Latina. Foi eleito Papa no conclave de 13 de março de 2013.

Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.