O que é ideologia de gênero Wikipédia?

Perguntado por: epires5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Nos estudos de gênero, ideologia de gênero é a expressão usada para descrever as crenças normativas sobre os papéis sociais apropriados e as naturezas fundamentais de mulheres e homens, sejam essas pessoas cisgênero ou transgênero, nas sociedades humanas.

“Uma “ideologia” que atende a interesses políticos e sexuais de determinados grupos, que ensina, nas escolas, para crianças, adolescentes e adultos, que o gênero (o sexo da pessoa) é algo construído pela sociedade e pela cultura, as quais eles acusam de patriarcal, machista e preconceituosa.

A ideologia de gênero traz diversos inconvenientes para a educação: 1) a confusão causada nas crianças no processo de formação de sua identidade, fazendo-as perder as referências; 2) a sexualização precoce, na medida em que a ideologia de gênero promove a necessidade de uma diversidade de experiências sexuais para a ...

Ideologia de gênero é um termo que se refere, de forma pejorativa às políticas de educação sexual, direitos femininos e LGBTQIA+ “Ideologia de gênero” é um termo sem legitimidade acadêmica utilizado por conservadores para deslegitimar os direitos das mulheres e comunidade LGBTQIA +.

São exemplos de manifestações da ideologia de gênero o machismo, o sexismo, a misoginia, o heterossexismo, a transfobia, assim como a pugna religioso-moralista e antifeminista contrária à adoção da perspectiva de gênero nas políticas públicas.

A ideologia de gênero iniciou nos anos 80, quando o conceito de gênero passou a ser adotado pelo movimento marxista e feminista, que via nesta teoria uma justificação científica para as teses desenvolvidas inicialmente por Karl Marx e Friedrich Engels.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

O objetivo da IG (Ideologia de Gênero) é eliminar o valor da família como estrutura privada e capaz de formar a consciência da pessoa, de modo que a família não tenha nenhum tipo de relação, eliminando-se, assim, o conceito de pessoa.

Uma das consequências da Ideologia de Gênero é a eliminação do conceito de “pessoa” A Agenda de Gênero, que comumente se conhece como “Ideologia de Gênero”, pode ser comparada a uma espécie de explosão ou destruição em massa. O efeito dominó é a imagem mais plástica que vem frequentemente no imaginário.

Essa perspectiva busca desafiar estereótipos de gênero rígidos e promover a igualdade, a diversidade e o respeito às identidades de gênero, reconhecendo que estas podem ser fluidas e não necessariamente alinhadas ao sexo atribuído ao nascer.

Um levantamento feito pelo coletivo Actantes, em parceria com o Brasil de Fato, analisou as ocorrências dos termos "Ideologia de Gênero" em páginas de Facebook de 1º de agosto a 20 de novembro. Além do Brasil e Peru, o termo teve destaque no Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Bolívia, Costa Rica e Panamá.

Em primeiro lugar, a nomenclatura "ideologia de gênero" é tecnicamente incorreta. Conforme se verifica nos mais recentes estudos acerca da sexualidade humana, o gênero não compõe uma ideologia da pessoa, mas sua identidade, ou seja, o modo como a pessoa se vê e gostaria de ser vista pela sociedade.

sistema de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo, fundamentando e orientando a forma de agir de uma pessoa ou de um grupo social (partido ou movimento político, grupo religioso, etc.)

Tipos de identidades de gênero
Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários.

Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.