Como ser resiliente no ambiente de trabalho?

Perguntado por: mbarbosas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Como desenvolver a resiliência no trabalho?

  1. Trabalhe a inteligência emocional. Já falamos que a resiliência no trabalho tem tudo a ver com a inteligência emocional, outra importante competência comportamental. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Aprenda a lidar com críticas. ...
  4. Busque aprendizado e evolução.

Facilidade em superar adversidades e desafios
Saber superar as adversidades e encontrar uma solução para o problema, o que é ótimo para as empresas. Quando o funcionário não se abala e procura ser útil no momento em que não foi bem ou que a empresa não passa por um bom momento é a prova da resiliência no trabalho.

Aquele que acredita no que sente sobre algum assunto e também consegue resolver problemas usando tanto o lado racional quanto o emocional. Além disso, profissionais resilientes têm tendência a serem mais empáticos com os outros e as experiências diferentes de outras pessoas.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

Alguém resiliente é aquela pessoa capaz de lidar de maneira serena com tudo que pode tirá-la dos eixos, sem perder o equilíbrio psicológico. Resilientes têm chances muito maiores de superar momentos difíceis e prosperar.

Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar.

Um profissional resiliente é aquele que busca soluções proativamente e ainda tira proveito das situações para aprender diante de algo que não está de acordo com o planejado. Ele também sabe dar e receber feedbacks e sabe se adaptar diante dos problemas que surgem.

Algumas dicas para desenvolver a resiliência são:

  1. Ser uma pessoa adaptável. ...
  2. Focar em atitudes assertivas. ...
  3. Aprender com as situações. ...
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
  5. Confie em si mesmo. ...
  6. Ter bases de apoio.

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

Como desenvolver a resiliência no trabalho?

  1. Trabalhe a inteligência emocional. Já falamos que a resiliência no trabalho tem tudo a ver com a inteligência emocional, outra importante competência comportamental. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Aprenda a lidar com críticas. ...
  4. Busque aprendizado e evolução.

É exatamente o que faz a pessoa resiliente: ajusta as velas para chegar ao objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade diante da conjuntura adversa. Resiliência é um dos sinais do verdadeiro líder, capaz de enfrentar e suplantar crises, problemas, obstáculos e adversidades com serenidade em situações de estresse.

Por isso, veja quatro dicas para melhorar a resiliência no trabalho:

  1. Questione o problema. Em situações de nervosismo, é muito comum ficar preso a uma única visão sobre o problema. ...
  2. Escute seu corpo. ...
  3. Fique atento às oportunidades. ...
  4. Pratique o bom humor.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • criatividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil. Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.

Neste módulo, tratamos sobre resiliência emocional, que envolve as competências de tolerância ao estresse, tolerância à frustração e autoconfiança, fundamentais para solucionar desafios, atravessar momentos de adversidade e atingir seus objetivos mesmo que o cenário não esteja favorável para isso.