Porque as pessoas mais resilientes tendem a ser mais pessimistas?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

PORQUE II- As pessoas resilientes estão melhor preparadas para resultados negativos e superam fases ruins com mais facilidade.

A pessoa resiliente sofre, sim, com os problemas, obstáculos, fracassos e estresse. Entretanto, ela consegue superá-los sem sucumbir ao pessimismo, medo ou raiva. A definição da palavra resiliência, segundo o dicionário, é a capacidade de se recobrar facilmente.

O que é uma pessoa resiliente? Quando dizemos que alguém é resiliente significa que essa pessoa é capaz de se adaptar e crescer quando colocada frente à uma crise. Ou seja, consegue se equilibrar emocionalmente para achar caminhos, soluções para as adversidades e, com elas, torna-se mais forte.

Ser uma pessoa inflexível
Se você é uma pessoa inflexível, é provável que não desenvolveu a sua resiliência emocional como deveria. Nesse sentido, pessoas que não se adaptam as situações têm dificuldades para lidar com frustrações. Logo, elas nunca prosperam como deveriam.

Habilidade de resolução de problemas é um arsenal de conhecimentos e estratégias para solucionar desafios e superar obstáculos. Autorregulação emocional crie técnicas de redução do estresse e da ansiedade. Autocuidado é essencial para preservar a saúde mental, emocional e física. Deve ser uma prioridade.

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

O pessimista é o oposto do otimista. Uma pessoa pessimista é aquela que prefere acreditar que tudo vai dar errado, ou seja, vê dificuldades nas oportunidades e na maioria das situações.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

O dom do Espírito Santo e a autossuficiência espiritual nutrem a resiliência espiritual, que é um sinônimo de perseverança. E aqueles que fielmente “[perseverarem] até o fim (…) [terão] vida eterna” (2 Néfi 31:20).

Pessoas que trabalham essa habilidade conseguem ter mais produtividade no trabalho, exercitam o controle emocional, relacionam-se melhor com outras pessoas, buscam mais o autoconhecimento, são mais capazes de solucionar problemas mesmo em situações de grande pressão e têm mais proatividade.

A pessoa com resiliência baixa é incapaz de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os sentimentos de outras pessoas. Isso acontece porque, em vez de se observar, ela permite que as emoções a dominem.

Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil. Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.

6 dicas para desenvolver a resiliência

  1. Ser uma pessoa adaptável. ...
  2. Focar em atitudes assertivas. ...
  3. Aprender com as situações. ...
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
  5. Confie em si mesmo. ...
  6. Ter bases de apoio.

Resiliência e persistência: qual a diferença? Ser resiliente tem a ver com resistir e recuperar. Já ser persistente tem a ver com insistir. Por tanto, podemos entender que resiliência é a capacidade de superar um obstáculo, se recuperar e voltar a sua mesma forma.