O que é o contrário de resiliência?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para você entender o que é antifrágil, uma boa maneira é partirmos para a definição do que é frágil, que seria algo que sai prejudicado (quebra, rompe ou deforma) quando submetido à pressão de um agente externo.

Reação positiva face às adversidades: 1 superação, recuperação, resistência, força, invulnerabilidade, inatacabilidade, estoicismo.

A resistência não está na capacidade de lutar contra as forças, mas em flexibilizar e se adaptar ao ambiente. A resiliência humana é uma habilidade desenvolvida a partir da capacidade da pessoa de encontrar soluções para se flexibilizar e se adaptar às situações que fogem de seu controle.

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

Sensibilidades para sentir: 1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

Bambu

O Bambu é o símbolo da Resiliência porque é a planta mais flexível do mundo, ele sobrevive a todo tipo de catástrofe, furacões, tempestades e tsunamis.

Para fazer dar certo é preciso ter a resiliência de suportar todas as vezes que der errado. Resiliência é um verdadeiro exercício de fé. Não importa que você perca as batalhas, o que importa é como você cura suas feridas de guerra.

A resiliência é uma competência emocional muito importante para prevenir o esgotamento mental e o prolongamento do sofrimento emocional nesses períodos ruins, além de ser essencial para ajudar as pessoas a solucionar os seus problemas.

A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.

Alguns sintomas de falta de resiliência, segundo os especialistas consultados: Não saber lidar com as próprias emoções. Não se responsabilizar pelos erros. Não valorizar as suas vitórias.

Na psicologia, a resiliência emocional é como a capacidade de se adaptar às situações perante adversidades, ameaças e tragédias. Uma pessoa resiliente nem sempre sabe lidar com as experiências negativas em sua vida, mas não deixa o desespero tomar conta, pois consegue analisar a situação antes de agir.

Do ponto de vista da psicologia, a resiliência é a capacidade de saber lidar com acontecimentos adversos de forma construtiva, se adaptar e se fortalecer após um evento traumático. Ou seja, pessoas resilientes são aquelas que aprendem com situações adversas e que são capazes de ver o lado positivo delas.