O que é pipoca Chicago?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

O sabor Chicago Mix, carro-chefe da casa, é uma mistura de caramelo crocante com queijo cheddar. Entre as opções doces, destacam-se a pipoca de castanha-do-pará com caramelo, desenvolvida especialmente para a loja brasileira, e a de caramelo crocante com noz pecã.

Zea mays L

O milho pipoca (Zea mays L.) é um tipo de milho que tem como característica principal, grãos duros e pequenos que tem a capacidade de estourar devido a uma pressão de 135 psi for- mada dentro do grão quando aquecidos em torno de 177º C (Hoseney et al., 1983).

A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos. Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca.

Não se sabe quem foi o responsável pela origem da pipoca, mas tudo indica que os povos americanos teriam sido os pioneiros em integrá-la na alimentação. Tão popular quanto o próprio cinema, a pipoca é um alimento apreciado por várias pessoas ao redor do mundo.

A descoberta foi registrada pela primeira vez apenas no século 19, nos EUA. Com o tempo, as pessoas começaram a estourar pipoca como uma forma de diversão entre amigos. O nome da pipoca em inglês, popcorn, faz alusão justamente ao fato de que os grãos de milho estouravam.

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

O Milho de Pipoca Mushroom é conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo! Esse milho também é o mais indicado para fazer pipocas doces, pipocas gourmet e pipocas estilo Chicago.

A água serve para não deixar que o açúcar queime e para que o caramelo fique muito bem distribuído por todo o milho que vai se tornar uma pipoca doce caramelada. As receitas de pipoca doce caramelada levam basicamente milho, óleo, açúcar e água no modo de preparo.

· Milho de pipoca. Por mais que esses alimentos normalmente possam ser consumidos mesmo após a sua data de validade passar, sempre observe a sua cor, textura ou cheiro antes de consumir. Além do mais, é importantíssimo que as embalagens estejam seladas e armazenadas de acordo com as indicações do fabricante.

Também a palavra pipoca tem origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”. Quando se fala em consumo de pipoca, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos.

Estima-se que o alimento começou a ser cultivado no México, aproximadamente 9 mil anos atrás. Se essa teoria estiver correta – e existem provas arqueológicas nesse sentido – a pipoca mesmo teria surgido por volta de 3 mil antes de Cristo.

Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca. Já o milho pipoca (Zea mays everta), possui a casca mais resistente à pressão do calor e só rompe quando o endosperma do grão estoura.

pipoca {feminino}
pop corn {subst.} popcorn {subst.}