Quantos tipos de pipoca existe?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Existe uma grande variedade de tipos de milho, Além dos milhos mushroom e butterfly, podemos agrupar os diferentes tipos de milho de pipoca em 6 grandes subtipos mais popularmente encontrados por ai. São eles: Milho Doce. Milho de Pipoca Amarelo.

Milho colorido.

  • Há diferenças entre cada um? Essas opções diferem tanto por suas características genéticas quanto pela colheita e aproveitamento do milho. ...
  • Milho Mushroom e Butterfly. O tipo Mushroom e Butterfly são também conhecidos como milho amarelo. ...
  • Milho Vermelho. ...
  • Milho Azul. ...
  • Milho Branco. ...
  • Milho Doce. ...
  • Milho Colorido.

Pipoca ou popoca (no Pará também chamada pororoca) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca (Zea mays everta), que estoura quando aquecido.

O Zea mays everta é a espécie de milho utilizada para fazer as tão deliciosas pipocas.

Milho Para Pipoca é cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

As melhores marcas de milho para pipoca do supermercado

  • PRIMEIRO LUGAR - QUALITÁ
  • SEGUNDO LUGAR - DONA CLARA.
  • TERCEIRO LUGAR - KORIN.

Descobrindo o milho que estoura
A descoberta foi registrada pela primeira vez apenas no século 19, nos EUA. Com o tempo, as pessoas começaram a estourar pipoca como uma forma de diversão entre amigos.

Não se sabe quem foi o responsável pela origem da pipoca, mas tudo indica que os povos americanos teriam sido os pioneiros em integrá-la na alimentação. Tão popular quanto o próprio cinema, a pipoca é um alimento apreciado por várias pessoas ao redor do mundo.

Os europeus começaram a ter contato com a pipoca no início da colonização da América, quando mais de 700 tipos de grãos de milho eram cultivados. Os exploradores começaram a comer a pipoca que era feita pelos habitantes nativos.

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Pipoca sem gordura
Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

Uma xícara de chá de pipoca simples, sem gordura ou açúcar adicionado, tem apenas 31 calorias e pode até ajudar a emagrecer, porque contém fibras que prolongam a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia.

A pipoca doce tipo canjica é famosa no Brasil. Conhecida como a "pipoca do saquinho vermelho" ou "pipoca da vovó", não é feita com o milho comum, mas sim com o milho canjicão, é um milho despeliculado e dergeminado. A pipoca de canjica é conhecida também como pipoca de canhão ou pipoca expandida.

O Milho de Pipoca Mushroom é conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo! Esse milho também é o mais indicado para fazer pipocas doces, pipocas gourmet e pipocas estilo Chicago.

Aqui a resposta super assertiva: sim. A pipoca é um aperitivo de baixo custo, pouca caloria e rica em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos.