Porque pipoca não engorda?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Não, a pipoca não engorda. Ela é um alimento com teor calórico considerável, entretanto, possui também uma boa quantidade de fibras, o que faz da pipoca uma fonte de carboidratos de baixo IG, isto é, as chances de sua energia ser convertida em gordura são baixas.

A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias, o que o torna uma opção muito mais leve do que outras opções de snack, como batatas fritas ou salgadinhos.

Como fazer a pipoca saudável
O mais importante para fazer pipoca saudável é não adicionar óleo, açúcar, chocolate ou leite condensado aos grãos de milho, pois esses alimentos aumentam muito as calorias da pipoca.

Como a pipoca engorda? Apesar da pipoca conter poucas calorias e gordura, você ainda pode ganhar peso se não controlar a quantidade que come ou se cobri-la de manteiga. Isso porque cada colher de sopa de manteiga que você coloca na sua pipoca adiciona 100 calorias e 11,4 g de gordura.

A pipoca é feita com milho, um grão integral rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que combatem doenças. Uma porção pequena do alimento feito de forma natural (ou seja, sem óleo, manteiga ou sal) possui apenas 67,20 calorias.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.

Pipocas feitas com manteigas, margarinas, temperos prontos, bacon e queijos gordurosos são, no mínimo, 35% mais calóricas do que as pipocas preparadas com pouca quantidade de óleo.

DEPENDE! O ideal é sempre variar a alimentação, mas se for feita sem óleo e consumida moderadamente, como um dos lanches intermediários, não há problema algum. Contudo, uma dieta balanceada em que um dia você consome pipoca e, no outro, frutas, castanhas etc, trará nutrientes mais diversificados para o seu corpo.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Receita de pipoca com água, 85,00 calorias por porção - Vitat Receitas.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

31 calorias

Uma xícara de pipoca estourada com ar quente ou água possui apenas 31 calorias, com um grama de fibra e proteína, 0,5 grama de gordura e 6 gramas de carboidrato. Para um lanche da tarde ou ceia, você pode consumir três ou quatro xícaras com tranquilidade, sem exagerar no valor energético.

1200 calorias

Uma análise aos conteúdos nutritivos das pipocas vendidas nas salas de cinema nos Estados Unidos, realizado pelo centro para a Ciência no Interesse Público, revelou, segundo o diário norte-americano, que um balde grande tem cerca de 1200 calorias, 980 miligramas de sódio e 60 gramas de gordura saturada.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).