Porque o milho de pipoca é diferente do milho comum?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca. Já o milho pipoca (Zea mays everta), possui a casca mais resistente à pressão do calor e só rompe quando o endosperma do grão estoura.

Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.

Mas por que isso acontece somente com a variedade Zea mays everta? Porque essa espécie possui uma casca mais resistente que o milho que comemos na espiga. Além disso, contém um percentual de umidade perfeito para provocar o estouro -- de 10% a 15%.

Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).

Milho Mushroom e Butterfly
É o tipo mais comum para base de pipoca, considerado o Tipo A.

O grão de milho é formado principalmente de amido e água. Com o ciclo do grão, a água no seu interior se transforma em vapor se expande e aumenta a pressão interna, ao ponto do pericarpo (película que reveste o grão) não treinando a pressão e ocorrendo uma explosão, os flocos.

Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho.

1. Milho premium: nos supermercados esse tipo de milho costuma ser encontrado com preços mais altos do que o tradicional, mas ele realmente faz diferença no preparo. Além de estourar mais facilmente, o milho premium de boa qualidade rende pipoca maior e mais crocante.

Os grãos de milho são classificados em cinco tipos, de acordo com seu formato e composição, sendo denominados: dentado, duro, farináceo, pipoca e doce. Um fator importante para entender a classificação dos tipos de grãos é conhecer o endosperma presente em cada tipo.

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Não, a pipoca não engorda. Ela é um alimento com teor calórico considerável, entretanto, possui também uma boa quantidade de fibras, o que faz da pipoca uma fonte de carboidratos de baixo IG, isto é, as chances de sua energia ser convertida em gordura são baixas.

Primeiro, o milho que usamos para fazer pipoca é bem diferente daquele milho da espiga ou da lata em conserva, também conhecido como milho verde. O milho que estoura e vira pipoca acontece porque ele é composto por mais água e por uma casca mais dura.

Como plantar milho de pipoca
Para plantar milho de pipoca, o primeiro passo é comprar sementes de qualidade em uma loja de produtos agrícolas. Não basta pegar alguns grãos de pipoca que você já tem em casa e plantar, porque eles passam por alguns processos antes do nosso consumo que os deixam inadequados para esse fim.