É possível fazer pipoca com milho de canjica?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

É por esse motivo que não é possível fazer pipoca de canjica caseira. Pelo endosperma ser mais resistente que o do milho-pipoca, esse grão só estoura com uma pressão muito forte, o que é feito de forma industrial com um equipamento específico, o canhão.

Processo de fabricação de pipoca de canjica
A fabricação da pipoca de canjica é diferente pois precisa passar por um processo industrial de expansão do grão de milho e isso é feito utilizando-se um canhão de pipoca. Esse equipamento serve para a expansão do milho de canjica, que se transforma em pipoca.

Tudo é milho
Segundo ele, o grão que exportamos, e o grão da pipoca e da canjica vem da mesma espécie de planta: o milho. “O que distingue um do outro são as variedades de cada uma”, afirma Pereira Filho.

Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho.

O milho branco, que é a matéria-prima para a nossa querida canjica, não é apenas saboroso, mas também rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B e proteínas.

Porque a canjica endurece? Dica: nunca cozinhe a canjica com o leite, costuma vazar na panela, e também não cozinhe a canjica na pressão com o açúcar, porque o açúcar na pressão endurece a canjica.

Cubra com a água fervendo, coloque uma pitada de sal e tampe. Deixe por 20 minutos sem levar ao fogo, esse é o truque para amolecer a canjica. Após esse tempo tampe bem a panela com a pressão e coloque a canjica para cozinhar no fogo baixo por 40-45 minutos.

Milho Mushroom e Butterfly
É o tipo mais comum para base de pipoca, considerado o Tipo A.

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

Existe uma grande variedade de tipos de milho, Além dos milhos mushroom e butterfly, podemos agrupar os diferentes tipos de milho de pipoca em 6 grandes subtipos mais popularmente encontrados por ai.

Coloque o milho e feche bem com a tampa da panela. Deixe em fogo forte. NÃO MEXA A PANELA (é isso que faz estourar todos os grãos). Quando estiver estourando pouco, desligue para não queimar.

Primeiro, o milho que usamos para fazer pipoca é bem diferente daquele milho da espiga ou da lata em conserva, também conhecido como milho verde. O milho que estoura e vira pipoca acontece porque ele é composto por mais água e por uma casca mais dura.

Numa panela grande e pesada, junte o milho de pipoca e a gordura escolhida. Tampe bem e leve ao fogo alto, agitando a panela constantemente até o milho começar a estourar. Continue com a panela tampada, agitando-a constantemente, até que os estouros cessem – significa que todo milho que podia estourar, já estourou.