Quem tem colesterol alto pode comer canjica branca?

Perguntado por: icosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Canela. O ingrediente usado em doces tradicionais como a canjica e o curau também é um ótimo aliado para combater o colesterol alto.

Sua alta quantidade de fibras, gorduras boas e baixos índices de colesterol fazem com que esse alimento auxilie o emagrecimento. Além disso, uma porção de 160g de canjica possui cerca de 115 calorias, menos do que uma porção de mesma proporção de arroz.

A fibra presente no grão é muito poderosa para combater prisão de ventre e facilitar a digestão. E como se não bastassem todos esses benefícios, o tipo de gordura presente nela é bom para o colesterol e diminui também o risco de doenças cardiovasculares.

Principal ingrediente da Canjica: milho e seus benefícios
Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol.

Sim! Afinal, por ser rico em fibras e ômega-3, o milho cozido pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

A canjica é um alimento que aumenta a saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo. Além disso, uma xícara de canjica pura tem cerca de 170 calorias, menos que o arroz, que tem 200.

Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico têm propriedades que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

O cuscuz é feito com ingredientes que não possuem alto teor de gorduras e colesterol. A retirada desses alimentos da dieta é recomendada apenas quando há uma restrição médica devido ao aumento de triglicerídeos, por exemplo.

Cereais int​egrais: bolachas, pães; Fibras: aveia; ​Semente de linhaça: triturada (consumir imediatamente) misturada em bases líquidas e/ou sólidas. ​​Frutas e Vegetais: Frutas e vegetais contém uma baixa quantidade de colesterol e gordura, com exceção ao coco e abacate.

5. Qual o melhor milho para fazer Canjica? É mais comum se utilizar o milho amarelo para fazermos a Canjica, porém nada impede que você prepare-a com o milho branco, a única diferença estará no nome do prato (Mungunzá, como é conhecido no Nordeste brasileiro).

O milho também faz bem para o colesterol e para a hipertensão. A dica para as pessoas que possuem índices elevados de colesterol é evitar alimentos com muita gordura e procurar incluir alimentos com fibras em sua dieta.

O ideal é comer uma vez ao dia. Pode ser pela manhã no café ou à noite”, recomenda. Lavar o milho para a canjica e deixá-lo de molho durante duas horas. Em seguida, cozinhar em uma panela de pressão, durante uma hora, em fogo médio, com a mesma água do molho.

Sim. O consumo de farinhas e cereais não precisa ser restringido por quem está com colesterol elevado. Esses alimentos não possuem alto teor de gorduras e colesterol.

Os peixes em geral, contêm o ácido graxo ômega 3, porém os de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, a cavala e a corvina concentram maiores quantidades. Os ômegas 3 são gorduras insaturadas que reduzem a quantidade de colesterol ruim no organismo e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

vinho tinto

“O vinho tinto, preferencialmente, atua na redução das lipoproteínas de alta densidade (colesterol LDL), aumentando o colesterol de baixa densidade (colesterol HDL)”, explicou o médico.

Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais. Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a glicemia sob controle. Não há restrição, mas moderação é o segredo.